Posts Populares

Panelaço: Melhores Adaptações

Nunca antes na história desse país houve tantas adaptações de quadrinhos para o cinema. Mas, infelizmente, nem todas são boas – e algumas são bem ruins (sim, tô falando contigo, Batman vs Superman). E hoje, no dia nacional das HQs, nada mais justo do que fazer uma lista com as melhores adaptações.

1 – Watchmen
Não dá pra começar qualquer lista sobre essa temática sem falar dessa obra prima. Pra quem não conhece, Watchmen é baseado na graphic novel do Alan Moore e conta uma história um pouco diferente da nossa, uma Terra na qual heróis existem e são tão humanos quanto os antigos deuses greco-romanos eram. Quase tudo que tá nos quadrinhos foi pro cinema, e uma das principais diferenças foi o final, que até funcionou “melhor”, levando em conta a mídia, o público e a situação trazida no filme.

2 – Snowpiercer
Um filme dirigido por um sul coreano baseado em um quadrinho francês. Ele passou batido por quase todo mundo – por mim, inclusive, e não dá pra dizer que esse tipo de coisa que vale a nossa atenção. Mas é um daqueles que vale a pena. A história: num futuro não muito distante, a humanidade descobriu uma forma de impedir o aquecimento global, através de uma substância química que tinha o poder de resfriar a atmosfera. No começo, deu tudo certo, mas eventualmente deu merda e o planeta congelou. Os único sobreviventes vivem em um trem que circunda o globo. Só que tem toda uma questão de classes sociais, diferentes para cada vagão, além de várias discussões sobre desigualdade social. Nessa, os franceses acertaram.

3 – Scott Pilgrim Contra o Mundo
Parece bobo, e talvez seja pra muita gente. Mas esse filme é MUITO bom. E é uma adaptação ótima. O Edgar Wright, aquele mesmo cara que fez a genialidade Baby Driver, dirigiu esse filme que tem uma premissa um tanto quanto simples: um cara conhece uma guria, se apaixona por ela e eles começam a namorar. Mas, pra poderem ficar juntos, ele precisa derrotar os ex-namorados dela. É bobo, eu não neguei. Mas o interessante do filme é ver como a parte estética ficou muito igual a um quadrinho ou a um jogo de videogame. O elenco desse filme é incrível, falando nisso.


4 – Sin City
Essa, assim com a próxima da lista, não é bem uma adaptação, mas sim uma transcrição. As cenas que acontecem no filme são as mesmas que acontecem nos quadrinhos, sem tirar nem por. É um filme um tanto estranho, quase meio confuso, já que tem um grande avanço temporal e o narrador fica mudando, a todo o momento. Mas é um filme ótimo, que preserva tudo que fez a HQ ser aclamada do jeito que foi. Teve uma continuação, mas é ruim demais e eu nem recomendo que vocês vejam, de verdade.

5 – 300
Os trezentos de Esparta. Leônidas. Rodrigo Santoro como vilão. A gente viu esse filme, a gente torceu pelos espartanos, a gente odiou o Elfiates. Mas muita gente não sabe que a história que foi pro filme é igual, totalmente igual, àquela desenhada nos quadrinhos. Transposição mesmo, sem nenhuma dúvida. E olha, ficou realmente bom. Até o slow motion em excesso do Zack Snyder fica bem no fim.

6 – Menção Honrosa – V de Vingança
Esse filme é um daqueles que assustam, principalmente em tempos como esse em que vivemos. Uma sociedade distópica, controlada por um governo religioso e que persegue todos aqueles que não estão dentro dos padrões e que têm atitudes que desafiem o controle. E isso tava durando por algum tempo, até aparecer um tal de V, que cria todo um plano pra derrotar o regime e devolver o controle pra população. Ah, sabe aquela máscara que todo mundo tava usando nos protestos de 2003 e em alguns momentos em blocos de carnaval? Pois então, é desse filme.

gostou da matéria? deixe um comentário!

Rafael Augusto

Um hiperativo que não sabe viver sem ler, escrever, ouvir música, ver séries e filmes, geralmente tudo ao mesmo tempo. Fã de ficção científica, suspense, Stephen King e histórias em quadrinhos.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries