Posts Populares

Panelaco: Melhores Filmes de 2020

Hora de destacar os bons lançamentos do cinema em 2020!

Ano novo não e só momento de fazer aquela lista de realizações para o ano que esta por vir, mas também de parar para pensar e agradecer o que tivemos de bom no ano passado. 2020 foi um ano no mínimo fora do comum para o mundo todo, e com o cinema não poderia ser diferente. Vários lançamentos foram adiados para 2021, a exemplo do aguardado Dune – tudo culpa do fracasso do Tenet – e assim tivemos um número menor de estreias esse ano. Mesmo assim houve muita película boa e vamos aqui ressaltar elas.

Tentei fazer a lista mais diversa possível, colocando um filme de cada gênero. Infelizmente a maior parte destes são filmes americanos – e impossível falar de cinema sem ser americano e este ano não tivemos um Bacurau ou Parasita – assim como alguns ainda não foram lançados no Brasil devido a toda situação do vírus. Vamos a eles.

E para quem quiser me seguir no letterboxd para gente trocar ideia sobre filmes esse é meu profile.

  • Comedia: Borat: Fita de Cinema Seguinte

O filme original do Borat é até hoje considerado um clássico da comédia por seu humor ácido, exagerado e por vezes politicamente incorreto. Mas não se engane achando que o filme é uma comedia do tipo Danilo Gentilli, Borat usa deste tipo de humor justamente para criticar essa visão ideológica. Nesse filme fica mais que claro. Com várias críticas ao governo Trump, ao machismo e a galera anticiência (inclusive deixa claro: evitem furar a quarentena!!!), Borat 2 consegue ser quase tão bom como o original. Bônus pela surpresa de se deparar no decorrer do filme com o avanço da pandemia, demonstrando que o filme foi feito e produzido rapidamente, e nos dando a oportunidade de rir um pouco de todo esse caos enquanto ainda estávamos passando por ele.

  • Terror: Possessor

Meu filme favorito do ano. O filme conta a história de uma assassina de aluguel que toma posse na mente de pessoas para conduzir seus assassinatos. Ela consegue voltar a seu corpo cometendo suicídio no corpo da pessoa que ela esta possuindo. Apos uma serie de suicídios, algo em seu subconsciente quer impedi-la de voltar a seu corpo original. O filme tem cenas fortes e visuais – o amigo que estava vendo comigo teve que fechar os olhos em várias partes – alem de tratar levemente questões filosóficas. É o melhor do gênero que vi em anos.

  • Drama: Nomadland

Esse é o filme mais aclamado de 2020 e talvez o mais esperado para esse ano. Trata de uma mulher que perdeu a casa na crise imobiliária de 2008 e agora vive como nômade em sua van, fazendo bicos para sobreviver, sem família ou lugar certo para ficar. Com uma atuação poderosa de Frances McDormand, é impossível não se emocionar e repensar nos seus privilégios. Num ano tão difícil e incerto como 2020, esse é o filme perfeito para alimentar sua alma. Nos lembra que mesmo em tempos difíceis podemos achar paz de espirito e um senso de comunidade maior que o individualismo.

  • Comedia Romantica: Palm Springs

Estou amando esse retorno do gênero, que havia ficado na falta de boas produções durante ao menos uns cinco anos. O filme é basicamente uma mistura de comédia romântica com viagem no tempo, e neste há um looping de time, ou seja, todos os dias se repetem do mesmo jeito. O roteiro é engraçado e não fica estagnado em momento algum, assim como os dois protagonistas (o Jake Peralta de Brooklyn 99 e a mãe de HIMYM) carregam o filme nas costas com sua química forte e timing cômico. Se você quer algo leve, engraçado e romântico, este é imperdível.

  • Artístico: Retrato de uma Jovem em Chamas

Entre os filmes mais aclamados do ano passado temos esse. Trata-se de uma artista que é chamada a uma ilha deserta para pintar o retrato de uma jovem que esta para se casar contra sua vontade. As duas acabam se apaixonando e o resto é história. Assistir esse filme é como ver uma obra de arte. Cada frame é deslumbrante, como que saído direto de uma pintura. Quer outro motivo para ver? Não tem nenhum personagem masculino. Daí não tinha como dar errado.

Menções Honrosas: Estou Pensando em Acabar com Tudo, O Farol, Promissing Young Woman, Soul.

Talvez Você também goste de...

Panela Indica 13.01.2021 Panela Indica #25

gostou da matéria? deixe um comentário!

Autor

Roz

Engenheiro por formação, escritor wannabe por obrigação. Nem exatas, nem humanas, renascentista. Reinventando-se. Inconformista. Cinéfilo. Cosmopolitan. Shitalker. De Pepita a Bowie. De 80s cheese a Sopranos.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries