Posts Populares

Panelaço: Melhores Filmes de 2021

Vamos às produções que, de alguma forma, mais se destacaram durante o ano.

Este ano ainda foi meio incomum quanto ao cinema. Por volta de junho e julho, as sessões presenciais foram abertas ao público, mas ainda com muitas restrições e não tantos filmes em cartaz. Alguns que não saíram nos cinemas foram para os streamings, que têm crescido cada vez mais e hospedado obras de sucesso.

Grandes produções, filmes com teor histórico celebrados no Oscar, obras nacionais sobre true crime. Variedade é o que não faltou neste ano e ainda tem mais. Não se pode deixar de mencionar que no final de 2021 serão lançados outros projetos bastante esperados como, por exemplo, o terceiro filme do Homem-Aranha com Tom Holland no papel principal.

Vamos, então, comentar aqui obras que marcaram o ano de alguma maneira, mesmo que tenha sido divergindo opiniões. Confira abaixo a lista:

Marighella

Ainda em cartaz nos cinemas, Marighella traz Seu Jorge no papel principal e mais um elenco de peso com Humberto Carrão, Bruno Gagliasso, Adriana Esteves, Herson Capri e Luiz Carlos Vasconcelos. Com direção firme de Wagner Moura, é um filme nacional que pode ajudar muitas pessoas a conhecerem e entenderem mais sobre a história do país, já que é uma biografia de Carlos Marighella, ex-deputado, poeta e guerrilheiro assassinado em 1969, durante a ditadura. A produção mostra desde o início do grupo liderado pelo protagonista até a derrocada dele.

Duna

Sucesso de bilheteria, o filme conta com Timothée Chalamet e Zendaya e foi separado em três partes, sendo a segunda com lançamento para 2023 e a última em 2024. Paul Atreides é um jovem brilhante e príncipe da casa Atreides. Ele deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de seu povo. A produção é uma nova adaptação do livro de mesmo nome escrito em 1965 e pode ser conferida ainda nos cinemas e na plataforma HBO max.

Judas e o Messias Negro

Primeiro filme produzido inteiramente por negros que foi indicado à categoria de melhor filme, concorreu a seis prêmios diferentes no Oscar incluindo a vitória na categoria melhor ator coadjuvante com Daniel Kaluuya. O longa conta a história de Fred Hampton, um ativista negro que acabou morto pelo FBI, e pode ser conferido na plataforma HBO max.

Viúva Negra

Depois de Vingadores: Ultimato, muitos se tornaram órfãos de Natasha Romanoff. Uma das únicas avengers que ainda não tinha um filme solo e mesmo assim sempre foi muito querida pelos fãs da saga. Finalmente tendo sido lançado, Viúva Negra nos presenteou com um mergulho mais profundo pelo passado e as particularidades da nossa espiã. Além disso, conhecemos sua “irmã” Yelena, uma personagem bastante carismática que deu indícios que aparecerá em outras produções da Marvel.

007 – Sem Tempo Para Morrer

O filme compõe essa lista por ser o último da saga com o ator Daniel Craig no papel principal e também por reunir um pouco de tudo: ação, romance, um leve suspense e até comédia. Tudo na medida certa, com foco maior na ação, é claro. A obra é, de fato, a finalização de uma narrativa que teve várias sequências e tem admiradores em diversos lugares do mundo. Pode não ser uma obra prima, mas entretém e corresponde ao que se propõe, sendo seu maior acerto as cenas de ação, muito bem feitas.

A menina que matou os pais/ O menino que matou meus pais

Posso dizer tranquilamente que esses foram dois dos filmes nacionais mais esperados do ano. Antes e depois de seu lançamento, muito se falou em torno dessa produção, que aborda dois pontos de vistas diferentes, o de Suzane Von Richthofen e o de seu namorado Daniel Cravinhos (por isso dois filmes sobre uma mesma história). As obras narram o caso real do assassinato dos pais de Suzane. Estrelados por Carla Diaz e Leonardo Bittencourt, os filmes dividiram algumas opiniões, mas marcaram o ano, não há dúvidas. Os atores, principalmente a atriz, receberam elogios quanto às suas atuações. Com previsão de sair nos cinemas no ano passado, a estreia foi adiada por causa da pandemia, e o longa veio a público através da plataforma de streaming Amazon Prime, onde pode ser conferido atualmente.

Menção Honrosa: Casa Gucci

Outro filme que conta a história real de um assassinato, Casa Gucci entrou em cartaz há uma semana e pode ser visto em diversos cinemas do país. Também muito esperado antes de sua estreia, a produção narra o desenvolvimento do casamento e divórcio entre Patrizia Reggiani e Maurizio Gucci, ex-diretor da marca, até levar ao assassinato do empresário a mando da ex-esposa. Com Lady Gaga e Adam Driver nos papéis principais, o filme conta com um elenco aclamado com nomes como Salma Hayek, Jared Leto, Al Pacino, Jeremy Irons, entre outros.

A coluna fica por aqui hoje. Nessa lista, há tanto filmes que receberam muitos elogios da crítica quanto outros que não são considerados os melhores deste ano em termos técnicos, mas que se pode falar que marcaram 2021 e valem a pena ser vistos, nem que seja para você ter a sua opinião própria sobre eles. O que acharam da lista? Já viram algum dos filmes? Concordam ou trocariam alguma dessas obras? Me contem nos comentários e até a próxima!

gostou da matéria? deixe um comentário!

Luiza Pinheiro

Carioca da gema e jornalista de corpo e alma. A primeira série que viu mesmo, aquela que a deixou viciada, foi One Tree Hill. Depois disso nunca mais parou e engatou uma depois da outra. Também ligada em cinema, não perde uma cerimônia do Oscar.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries