Puleng Khumalo em sua busca por sua irmã perdida vai te fazer morrer de amores!
Não é nenhuma novidade que Netflix se consolidou como o maior serviço de streaming do mundo todo, e sua maior arma desde o começo sempre foram as séries teen. São por causa delas que hoje, todo mundo pergunta ”Tem na Netflix?” pra qualquer recomendação.
Na medida do possível, a Netflix tenta trazer séries fora da caixinha chamada Estados Unidos, ou melhor, produções brancas, e produz bastante conteúdo de diversos países. Quem não conhece La Casa de Papel, até mesmo produções brasileiras como 3%?
É de extrema importância que nós, principalmente pessoas brancas, tenhamos o costume de não consumir apenas produções que sirvam a nós mesmos. Por isso, essa iniciativa da Netflix, que deveria ser de todos os streaming e emissoras de TV, é essencial. Logo, nosso intuito é fazer jus a isso, trazendo como recomendação uma das melhores e mais representativas séries adolescentes da Netflix!
ENREDO
Blood and Water conta a história de Puleng Khumalo, uma jovem de 16 anos que vive na Cidade do Congo com sua família. Há 17 anos atrás, sua irmã foi sequestrada logo depois de nascer e desde então isso nunca foi resolvido. Tudo muda quando Puleng conhece uma garota da escola mais elitizada da cidade e começa a desconfiar que ela seja sua irmã perdida. Daí começa toda a história, ela muda de escola e junto com seu amigo tenta desvendar esse mistério e encontrar sua irmã. A série possui tudo o que uma produção teen costuma ter: Romance, sexo e drogas. Mas em nenhum momento a história gira em torno disso, mas sim na vida de Puleng e como tudo se desenrola a partir de sua investigação. O trailer logo abaixo vai deixar vocês com um gostinho do que os aguardam!
ELENCO E REPRESENTATIVIDADE
Como eu disse anteriormente, a série se passa na África do Sul! Eu não sei vocês, mas foi a primeira produção de lá que eu assisti e eu já tô apaixonado. O elenco é quase 100% negro e os personagens brancos são bem coadjuvantes. Além disso, a maioria são novos e estão no seu primeiro trabalho. Assistir Blood and Water é acompanhar o crescimento de um elenco promissor que pode muito bem arrasar e muito em outras produções, por isso devemos dar a chance, assistir e divulgar produções como essa. Sabemos bem que a Netflix produz muita coisa e depois cancela muito também, não vamos deixar que isso aconteça com esse cristal!
Puleng Khumalo
A personagem é interpretada por Ama Qamata e é a protagonista da série. Não só entrega um bom trabalho como também segura e muito todas as pontas e não decepciona em nada! Uma jovem apaixonante e bastante tímida, mas que é extremamente forte e corre atrás de qualquer coisa. É uma das minhas favoritas dentre as protagonistas de séries originais da Netflix e com certeza vocês vão amar também.
RITMO ENVOLVENTE
Já devem ter percebido que a história não dá margem pra episódio parado e chato. Desde o início a série constrói bem sua narrativa e a cada episódio fica o gostinho de quero mais. A busca de Puleng por sua irmã não é daquelas mirabolantes que parecem extremamente forçadas para ficar dentro do roteiro. É até bastante coerente com as ações da personagem, com a protagonista fazendo coisas que estão no alcance de uma adolescente de sua idade.
RÁPIDA E CERTEIRA
Como sempre a Netflix foca em trazer produções rápidas e próprias para serem aproveitadas numa maratona só. Você vai começar e com certeza vai querer acabar no mesmo dia. A série possui apenas 6 episódios de no máximo 50 minutos, mas como eu disse no motivo anterior, passa tão rápido que você nem percebe. Quando termina a impressão é que acabou de assistir um filme!
PORTA DE ENTRADA PARA OUTRAS PRODUÇÕES SUL-AFRICANAS
Blood and Water foi a primeira série da África do Sul que eu conheci, mas existem muitas outras produções que também valem a pena! Alguns nomes do elenco também participaram de ”Queen Sono” série da Netflix sobre espionagem que também é Sul Africana. Por ser mais adulta pode ser que alcance mais público, mas não vi muita divulgação sobre (o que não me choca) então se você seguir nossa indicação e gostar, vá atrás de outras produções que fujam dessa nossa bolha branca e americanizada, tem muita coisa boa por ai que não tem o devido reconhecimento e é nosso dever trazer isso à tona. O trailer de Queen Sono está logo abaixo pra você emendar uma na outra e ser feliz!
Acabou por aqui a recomendação de hoje, mas principalmente nos dias atuais torna-se mais importante ainda divulgar e enaltecer séries, filmes, músicas, livros, o trabalho de pessoas negras pra todo mundo. Essa é uma das principais ferramentas antirracistas que temos em nossas mãos e cada vez mais deve ser usada. Assista, leia, estude pessoas negras!