Posts Populares

Panelaço: Motivos para Assistir The Amazing Race

Uma aventura pelo mundo a cada temporada

A cada semana um reality show diferente é anunciado, sempre buscando novos twists e novas dinâmicas para conquistar o público, é também verdade que esses realities, quando sobrevivem a primeira temporada, não conseguem ter grande continuidade sendo logo cancelados.

Honrando um dos realities de maior longevidade, hoje decidi falar sobre The Amazing Race!

The Amazing Race, ao lado de Survivor e Big Brother com 32, 40 e 20 temporadas respectivamente, é um dos carros chefes da CBS, maior audiência da tv aberta. É fato que nenhum dos três ostenta o sucesso que possuía no inicio dos anos 2000, mas todos conseguiram se adaptar aos novos públicos sem perder sua essência.

Como funciona The Amazing Race: 11 duplas com alguma relação (irmãos, namorados, amigos, pais e filhos, etc.) participam de uma corrida ao redor do mundo divida em 11 etapas. Em cada uma das etapas eles tem que passar por provas para receber pistas para alcançar a linha de chegada, a ultima dupla que cruzar a linha de chegada de cada etapa é eliminada da competição e a que cruza-la primeiro na última etapa é a vencedora.

Mas e aí?? Porque eu acho que você deve assistir The Amazing Race?? Aqui vão 5 motivos:

#1 Conhecer o Mundo

A premissa do programa é levar os participantes ao maior número de lugares diferentes e fazê-los ter contato com o maior número de culturas possíveis. Isso proporciona a nós espectadores conhecer lugares do mundo que não são famosos, além de aprender sobre os hábitos locais de países pouco comuns ao nosso dia a dia, como por exemplo Bangladesh e o Azerbaijão.

Outra consequência é termos contato com paisagens exuberantes, desde os desertos da Australia, passando pelo serengeti na Tanzânia, até as florestas da América do Sul. Também conhecemos pontos turísticos além dos já batidos, tendo uma nova visão de lugares já conhecidos.

#2 É envolvente

Você vai se pegar ansioso para saber qual das duplas vai conseguir chegar primeiro em determinada localização ou qual dupla terminará um quebra cabeça gigante primeiro, apesar de as premissas de algumas provas serem bem básicas/bobinhas, confie em mim, vão te dar muita adrenalina.

É claro que como qualquer bom reality temos grandes vilões e grandes heróis, aqueles que você ama torcer contra ou a favor, grandes arcos de redenção e até histórias de superação para aqueles que gostam de um bom dramalhão.

Prepare-se para se revoltar com eliminações surpreendentes ou quando aquela dupla que você odeia ser salva no último segundo, com The Amazing Race a emoção é 100% garantida.

#3 31 de temporadas lançadas e mais uma por vir

Talvez não seja um atrativo para aqueles que gostem de gabaritar todas as temporadas de um programa, mas se serve de algum consolo, tirando as temporadas all star, cada temporada é única e independente, logo você não precisa ter assistido todas as temporadas para conseguir a temporada mais recente, por exemplo.

Enfim, já tivemos 31 temporadas, cada uma com seus pontos fortes e fracos, tivemos temporadas em que todas as duplas se uniram para derrotar uma única dupla e fracassaram, temos temporadas que todas se uniram e conseguiram, temporadas que os fan favorites venceram, que os underdogs venceram, tem temporada para todos os gostos!

#4 temporadas temáticas

Como qualquer reality show que já está a muito tempo no ar, The Amazing Race teve que se reinventar diversas vezes, já tivemos 3 temporadas All-Stars, em que antigos competidores retornavam, 1 temporada em que ao invés de duplas as equipes eram compostas por 4 pessoas da mesma famílias, 1 temporada em que todos os participantes eram celebridades da internet e mais recentemente uma temporada em que os competidores eram ex participantes de Survivor, Big Brother e The Amazing Race.

#5 Spin offs

Além da versão americana, The Amazing Race tem diversos Spin-offs, no total são 11, sendo eles Asia, Australia, Brasil, Canada, China, França, Israel, America Latina, Noruega, Filipinas, ucrânia e Vietnam, sendo algumas delas inclusive superiores a versão original.

Gosto de destacar as versões América Latina, em especial as duas primeiras temporadas, e Ásia, nessas versões, apesar de não terem o caráter global do original não ficam muito atrás, uma vez que passam por diversos países da América Latina e da Ásia respectivamente. No entanto o maior diferencial das duas versões é que os participantes são de diferentes nacionalidades, além do choque cultural dos participantes e os países visitados temos o mesmo entre os participantes.

Também vale o destaque para a versão canadense, ainda que se restrinja, na maior parte do tempo ao Canadá, não faltam belíssimas paisagens e diferentes culturas ainda que dentro das fronteiras de um único país, mesmo com as limitações de orçamento, The Amazing Race Canadá é o melhor spin off de todos.

Por fim vale a menção as duas versões brasileiras, a primeira em 2007 foi produzida pela RedeTv! e ainda que não seja minha favorita tenho boas lembranças, para aqueles que gostam do programa, é bem divertida. A segunda versão foi produzida pelo canal Space em 2012, como a 4ª temporada da versão latino-americana, ainda que tivesse um orçamento maior que a produzida pela RedeTv!, particularmente, não me traz tantas boas recordações.

Preparados para embarcar em uma aventura ao redor do mundo?

gostou da matéria? deixe um comentário!

Felipe Tanabe

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries