E vamos de conceito, coesão e aclamação
Nos últimos anos, o cinema estrangeiro vem ganhando cada vez mais notoriedade nas premiações e no gosto do público, que hoje se tornou consumidores ávidos da sétima arte. Na última edição da maior premiação do cinema, o Oscar, pela primeira vez na história, um filme estrangeiro (ou de língua estrangeira) ganhou a maior premiação da noite, a de melhor filme.
Sendo assim, decidi trazer para vocês um listinha contendo alguns dos melhores filmes estrangeiros que eu já vi. É uma lista bem variada, com filmes que vão de aventura à drama. Pega a pipoca e venham conferir os incríveis filmes listados abaixo. 🙂
6º – “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” – França
E temos aqui um grande filme que marcou uma geração e que com certeza colocou o cinema internacional em evidência. Amélie Poulain é um filme francês de comédia romântica. Na história, acompanhamos Amélie em sua jornada, após descobrir uma misteriosa caixa em seu apartamento. Ela então começa a procurar o dono para devolver a caixa, e a partir daí vemos uma mudança de perspectiva e de experiências que mudam a vida de Amélie. Esse filme é muito lindinho, vale muito a pena você dar uma conferida nele.
5º – “Irreversible” (Irreversível) – França
Eu trouxe essa indicação, mas já deixo um alerta que esse filme não é um filme para todo mundo, ele é extremamente pesado e o propósito dele é justamente provocar e incomodar o telespectador, tornando essa uma experiência ‘irreversível’. O filme conta a história de Alex (Monica Belluci), que é violentamente estuprada. Seu noivo e seu ex-namorado, após descobrirem, saem durante a noite em busca de vingança. O filme além de ser interessante por conta de sua provocação, também possui outros aspectos que salientam a profundidade do mesmo, como por exemplo, o filme é contado em uma ordem cronológica inversa, ou seja, o filme se passa de trás para frente. Além disso, temos diversos aspectos visuais colocados justamente para provocar uma terrível sensação em nós, como efeitos de luz que piscam intensamente e sons extremamente altos e agudos. Vale a pena, mas fique ciente que essa é uma experiência bem tensa!
4º – “A Viagem de Chihiro” – Japão
Uma das animações de maior prestígio da história do cinema, “A Viagem de Chihiro” é um filme japonês que conta a história de Chihiro Ogino, uma jovem menina que se vê perdida em um mundo mágico, e precisa sair em uma grande aventura para conseguir resgatar os seus pais e escapar daquele misterioso lugar. O filme é incrivelmente mágico, sensível e aborda questões culturais de forma muito bonita. A obra conseguiu ganhar grande notoriedade, se tornando o segundo vencedor da categoria “melhor filme de animação” do Oscar. Veja esse filme, você não vai se arrepender!
3º – “Parasite” (Parasita) – Coreia do Sul
O filme que foi o motivo dessa lista ser criada, “Parasita” se tornou um fenômeno mundial no final de 2019 e início desse ano, após suas numerosas conquistas, e claro, o grande feito de vencer as principais categorias do Oscar, incluindo a de Melhor Filme, se tornando assim o primeiro filme estrangeiro a conseguir esse feito em 92 edições. Toda a credibilidade do filme não é em vão, esse filme é uma aula de como usar os símbolos para a construção da sua narrativa. O retrato da desigualdade social que a obra aborda é marcada pela construção desses símbolos, além do uso de estratégias de produção (como ângulos e enquadramentos) para destacar ainda mais essa narrativa. Esse é um grande filme que merece todos os louros que recebendo e ainda recebe. Se você ainda não assistiu, corre, pois você está perdendo uma verdadeira obra de arte.
2º – “Roma” – México
E temos aqui um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. “Roma” sintetiza a simplicidade, mas coloca sob evidência um drama real e muito bonito. Alocado nos anos 1970, o filme é um excerto semi-autobiográfico na Cidade do México, que discorre a vida de uma empregada doméstica numa família de classe média. Adentramos as relações de poder, compreendemos o afeto e torcemos pelo final feliz ao acompanhar a vida de Cleo. Esse filme é uma grande obra, com uma fotografia impecável, uma direção muito íntima e honesta vinda de Alfonso Cuarón, e ao final, nosso coração fica quente e confortável. Sério, vocês precisam ver esse filme!
1º – “Portrait de la Jeune Fille En Feu” (Retrato de Uma Jovem Em Chamas) – França
E em primeiro lugar minha indicação de mais um dos meus filmes favoritos de todos os tempos. Talvez esse grande filme tenha passado batido por você durante essa campanha de premiações (2019-2020), já que ele foi totalmente esnobado, mas estou aqui para convencer a você de ver essa obra. Portrait é um drama histórico/romance e conhecemos a história de Marianne, uma jovem pintora na França do século 18. Ela possui a tarefa de pintar um retrato de Héloïse para seu casamento, sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo. É extremamente lindo e poético a forma com que as personagens se aproximam e se apaixonam. É muito orgânica a construção dessa relação composta por um paisagismo que salta a tela da pintura e se espalha pela belíssima natureza que cerca o filme. Eu nem consigo definir com propriedade o que esse filme significa, mas ele é de uma representatividade enorme, e merecia MUITO mais reconhecimento. Essa é minha dica de ouro, por favor, vão atrás de assistir esse grande filme.
Menção Honrosa – “Die Welle” (A Onda) – Alemanha
Um filme tenso e importante, que retrata uma situação bem atual, o que é impressionante e assustador. “A Onda” conta a história de Rainer um professor a quem foi designada a tarefa de instruir seus estudantes de Ensino Médio sobre o Estado Autocrático durante uma sessão às lições longas. Um professor favorito entre as crianças, Rainer decide deixar seus alunos desenvolver o assunto e pede a eles que construam sua própria autocracia. No entanto, quando as crianças formam um Estado-nação similar com o da Alemanha nazista, os professores não sabem o que fazer. Como vocês podem perceber esse não é um tema simples, pelo contrário, é algo bem complexo e que mexe com as relações morais e éticas dos grupos sociais. Se você gosta desse tipo de filme que te faz pensar, não perca tempo e assista esse grande filme, é uma boa obra principalmente para o período em que vivemos.
Bom pessoal, o que vocês acharam dessas indicações? Deixe aí nos comentários quais filmes você já viu, quais vocês pretendem ver, e também deixe mais indicações para nós, que quem sabe poderemos fazer uma parte 2. Até mais galera.