Posts Populares

Panelaço: Os Personagens Negros Mais Importantes das Séries
“Eu não estou aceitando as coisas que eu não posso mudar, estou mudando as coisas que eu não posso aceitar.”
Angela Davis

Novembro, penúltimo mês do ano e para ser mais especifico no seu dia 20 comemora-se o dia da consciência negra, mas, que consciência é essa? será que ela de fato existe ou essa data serve apenas para justificar a falta de representatividade que é tão latente na sociedade? Não que eu seja contra a data, longe de mim, muito pelo contrário, mas o que eu quero trazer aqui é a reflexão se estamos mesmo cultivando essa data ou esse momento como realmente tem que ser. Eu como um homem preto cresci sem ver em séries, novelas ou filmes personagens que de fato me representassem. Quando a preta não era a empregada, o preto era ladrão, traficante ou algum viciado. E ai eu me pergunto como posso ter uma consciência negra se eu não cresci com uma? Demorou para que eu me visse na TV representado por algum personagem, mas quando esse momento finalmente aconteceu, foi com atores incríveis e história inesquecíveis. Vem comigo que eu vamos relembrar alguns personagens icônicos que fizeram e fazem parte da construção da minha consciência negra.

#6 Olivia Pope – Scandal

Se você não conhece essa mulher e nunca ouviu a frase: “Olivia Pope Takes you” sinto lhe informar que você está vivendo errado. Nada mais justo que começar esse especial com uma das mulheres mais imponentes e importantes do mundo das séries não é mesmo? “Scandal” não é só uma excelente série de drama, ela é a porta de entrada para que meninas pretas se vejam em Olivia e se tornem meninas fortes, seguras de si e donas do seu próprio destino, como não amar essa mulher?

#5 Randall – This Is Us

This is us por completo já é uma obra de arte, mas Randall… Que presente maravilhoso para comunidade Preta. Um personagem profundo, com conteúdo e camadas que são cada vez mais densas com o passar do tempo e que da gosto de acompanhar. Por muito eu senti falta de personagens realmente bem pensados e desenvolvidos para pessoas pretas e Randall com toda certeza é um orgulho para nós.

#4 Pray Tells – Pose

Pray… Meu caro Pray… Como eu posso te descrever sem chorar hein? Se Randall é um personagem para ser amado e admirado, Pray veio para nos machucar, deixar um nó na nossa garganta e mexer com o nosso vazio existencial. A entrega do Billy para esse personagem e a forma como o Ryan conduz o enredo faz com que Pray seja inesquecível e completamente necessário para as nossas vidas.

#3 Erik – Sex Education

Uau… O que dizer de Erik hein? Eu sou completamente apaixonado por esse personagem em tantos níveis que eu nem sei dizer quantos kkkk! Olha quanto tempo demorou para que um menino gay, preto e afeminado se visse em uma série de sucesso? Olha para o Erik é olhar para os meus conflitos no ensino médio é ter uma conversa direta com alguém que sabe o que eu tô passando. Eu não preciso mais ter um Kurt como referência porque por muitas vezes os conflitos dele não eram os meus, mas eu posso olhar para o Erik e me identificar e me achar em algumas de suas várias cenas maravilhosas.

#2 Roque – Ó PAI Ó

Se Erik me representa, o Eterno Roque de “Ó PAI Ó” ,e traduz por completo. Na verdade essa obra prima é um patrimônio de orgulho para o povo baiano e eu como um bom baiano não iria deixar de fora o verdadeiro retrato do homem preto, nordestino que apesar do corre de cada dia ainda insiste e persiste na sua luta e na esperança de um futuro melhor. Sério, se você nunca viu ÓpaiÓ, veja e se delicie com o verdadeiro retrato da Bahia.

#1 Annalise Keating – How To Get Away With Murder

Não tem como o primeiro lugar não ser dela. E dessa vez eu não quero falar do personagem, mas sim de Viola e desse momento único que foi sua vitória no Emmy. Toda vez que eu vejo esse video eu me emociono não só pelo significado de tal feito, mas por pensar em quantas pessoas assim como eu nesse exato momento encheram seu peito de orgulho e se sentiram ali representados por Viola e sua eterna Annalise Keating, quantas meninas vão crescer sabendo que existe uma mulher negra sendo pioneria e fazendo coisas que ainda não tinham sido feitas e principalmente, que através dela, várias outras Violas virão para receber os seus Emmy’s e emocionarem outras pessoas com o seu discurso.

Menção Honrosa: Preta – Da Cor Do Pecado

Tá… Eu sei que esse panelaço são sobre personagens de séries, mas eu não podia deixar a primeira protagonista preta de uma novela da globo de fora né? Eu lembro como se fosse hoje da minha mãe comentando que pela primeira vez uma preta não ia ser a empregada da novela e aquilo me marcou tanto que eu passei a ver minha mãe naquele personagem e eu tenho certeza que ela tinha a mesma sensação. Isso é representatividade, você se reconhecer de alguma forma na arte, afinal de contas, ela imita a vida não é mesmo?

gostou da matéria? deixe um comentário!

Dam Souza

Baiano que tem caruru e vatapá no sangue, aquele que é o canto da cidade e só discute com quem entende de Inês Brasil.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries