Setembro se aproxima!

Com as programações dos ABC, CBS, CW, FOX e NBC divulgadas e também com o fim das análises baseadas em audiência até que se inicie a nova fall, preparamos um post especial para vocês com previsões de como as séries poderão sair-se nessa fall, levando em consideração as audiências, renovações e cancelamentos das séries na fall passada. Iremos fazer a análise, levando em conta os horários em que são transmitidas e quais as que competirão com elas.


Segunda

*ITÁLICO – Novo dia/horário e NEGRITO – Nova série* 

20h-21h

segunda1

Nada de muito novo nesse horário. Gotham, The Voice, Dancing With the Stars mantidas. A grande novidade é a disputa entre The Big Bang Theory e Supergirl, levando em consideração que, na fall passada, a primeira serviu para alavancar a segunda. Mas a permanência de TBBT nesse horário será apenas no início da fall, pois a CBS continua com essa tática inteligente e que tem dado certo, de usar a sua comédia de maior audiência para lançar novas séries, sendo Kevin Can Wait a novata sortuda da vez. Resta saber se, após TBBT alavancar a novata, a última irá manter audiência possível para lançar outra novata, Man With A Plan. A única preocupação é só o fato de Supergirl, após sua mudança de canal, estar ocupando o horário mais inviável para a CW. No entanto, acredito que a permanência dela no mesmo horário de quando era exibida em seu antigo canal, tenha sido uma forma de manter sua audiência, para que possa assim garantir uma nova temporada com mais facilidade.

21h-22h

segunda2

A segunda em si não teve grandes mudanças, assim como esse horário. A única novidade é a adição de 2 Brooke Girls e The Odd Couple, o que torna-se uma incógnita, pois elas possuem a a mesma possibilidade tanto de flopar como de se consolidarem. Lucifer e Jane The Virgin seguem iguais às suas últimas temporadas, juntos da segunda parte dos realities Dancing With the Stars e The Voice da ABC e NBC, respectivamente.

22h-23h

segunda3

A maior surpresa do dia é ter Scorpion em novo horário, ocupado anteriormente por NCIS: Los Angeles. Quem acompanhou minhas análises baseadas em audiência sabe que o spinoff da franquia de maior sucesso da CBS teve sérios problemas no início da fall, porém com a queda de audiência de Blindspot, voltou a marcar números que lhe garantiram uma nova temporada. Ao lado de Scorpion, temos as novatas Conviction da ABC, e Timeless da NBC. A primeira assumirá o drástico horário ocupado antes por Castle, veterana e cancelada, por isso não se animem muito. Já Timeless, por sua vez, assume o antigo horário de Blindspot, sendo alavancada pelo The Voice, podendo assim ter grandes chances de ser um sucesso.

 

Terça

*ITÁLICO – Novo dia/horário; NEGRITO – Nova série.* 

20h-21h

ter1

Terça será o dia de exibição nessa fall com mais mudanças. A começar por ABC que mudou toda a sua grade. Trouxe a veterana The Middle para o primeiro horário na intenção de alavancar a novata American Housewifes. A outra novidade é Brooklyn Nine-Nine e New Girl em novos horários, substituindo as novatas e canceladas Grandfathered e The Grinder. A dúvida é se ambas conseguirão consolidar-se, indo contra The Voice, NCIS e The Flash, sucessos de audiência em seus respectivos canais e mantidas em seus mesmos horários de transmissão. Será que as decisões da ABC e da FOX terão sido um tiro no pé? Resta esperar setembro para ver.

21h-22h

ter2

O horário das novidades, sejam novas séries ou veteranas em novos horários. Exceto por Scream Queens. A renovação de SQ foi uma surpresa para todos que viam o seriado fazendo números ruins, sendo novata e além do ter sido uma grande expectativa para os executivos. No entanto foi mantida no mesmo horário, e dessa vez irá competir com séries novas e Fresh Off The Boat, que não é um grande sucesso em seu canal, mas ainda assim pode ser um risco levando em consideração o problema que será para Brooklyn Nine-Nine e New Girl de marcarem números sólidos. Outras observações que devem ser feitas são em relação às três novatas do horário, onde cada uma irá ser exibida após um grande sucesso de audiência seu respectivo canal. Na CBS, teremos Bull, exibida após NCIS, na CW teremos No Tomorrow, após Flash e na NBC teremos This Is Us, transmitida após The Voice. Três maneiras inteligentes de lançarem novas séries, usando sucessos de audiência na intenção de que elas possam manter números sólidos.

22h-23h

ter3

Alguém tem que pagar o pato pelas mudanças né? E foi o que aconteceu com Agents of S.H.I.E.L.D. da ABC e NCIS: New Orleans da CBS. O horário das 22h é difícil e poucas são aquelas que conseguem consolidar-se no mesmo, tivemos cancelamentos de grandes séries como Castle e Nashville, que ocupavam o horário das 22h e problemas para outras como NCIS: Los Angeles, Code Black, Limitless e tantas novatas como Wicked City, cancelada após 4 episódios e transmitida inclusive no lugar que a série da Marvel estará ocupando, Game of Silence, The Player, assim como CSI: Cyber e a maioria delas foram canceladas. O que pode acontecer é de NCIS: NO consolide-se nesse horário, por ser veterana e por sempre marcar bons números, e que Agents of S.H.I.E.L.D. sofra horrores para manter bons números, sem esquecer de que já nem se saía bem no horário anterior, agora ocupado por Fresh Off The Boat e The Real O’Neals que são duas comédias de não muito sucesso, por isso os fãs devem ficar atentos. Já, Chicago Fire segue no mesmo horário de antes, onde marcava sólidos números de audiência, ficando entre as melhores em seu canal, principalmente por ser o seriado mãe de Chicago P.D., Med e futuramente terá um novo spinoff, Chicago Justice. A única preocupação é só o aparecimento de NCIS: NO, que poderá roubar um pouco de seus telespectadores, mas como sempre foi exibida nesse horário, possa ser que isso nem aconteça de forma considerável.

 

Quarta

*ITÁLICO – Novo dia/horário; NEGRITO – Nova série.*

20h-21h

qua1

De início temos aqui The Goldbergs em novo horário, na mesma tática que usaram com The Middle, dessa vez para tentar alavancar Speechless. Em segundo, Lethal Weapon no antigo horário de Rosewood, possa ser que vingue caso seja uma boa série, pois será exibida antes de Empire. E por último Blindspot em novo horário, antes ocupado pela cancelada The Mysteries of Laura. Espero que se consolide, pois Revolution passou exatamente pela mesma situação e não conseguiu segurar a marimba, sendo cancelada na 2ª Temporada. Enquanto isso, Arrow e Survivor seguem em mesmo horário de exibição.

21h-22h

qua2

O horário de transmissão da série de maior sucesso da tv aberta, Empire, segue quase intacto junto das veteraníssimas Modern Family seguida por black-ish, Criminal Minds e Law & Order: SVU, pois acredito que nenhum canal quis ousar a pôr outras, sendo essas consolidadas em seu horário. A CW realmente soube montar sua grade para essa próxima fall, pondo suas duas novatas para estrearem após seus dois maiores sucessos de audiência, sendo agora a vez de Frequency, que estreará após Arrow. O único problema é ela que irá competir com quatro séries veteranas de sucesso, o que poderá surtir efeitos negativos sob sua audiência.

22h-23h

qua3

Pelo visto, a CBS quis permanecer com Code Black neste horário, assim como NBC em relação a Chicago P.D.. A única novidade é a novata Designated Survivor ocupando o drástico horário da veterana e cancelada, Nashville. Por isso digo e repito, não se animem com séries da ABC que são exibidas às 22 horas, a maioria tende ao cancelamento.

Quinta

*ITÁLICO – Novo dia/horário; NEGRITO – Nova série.*

20h-21h

qui1

A quinta também será marcada com algumas mudanças. Especificamente nesse horário teremos Grey’s Anatomy e Legends of Tomorrow que continuarão em seus mesmos horários, Rosewood e Superstore em novos dias de exibição. E, a partir de 27 de Outubro, The Big Bang Theory passa a ocupar o primeiro horário, seguido pela novata The Great Indors, mais uma tentativa da CBS de usar TBBT para lançar uma nova série, disputando audiência com outra novata, The Good Place da NBC. As observações a serem feitas são sobre Superstore que agora ocupa o lugar da novata e cancelada Heroes Reborn, podendo ser risco, assim como a novata que será exibida após ela e Rosewood que assume o lugar de Bones, podendo ser ou não um risco, pois agora competirá com TBBT e Grey’s. Resta esperar pra ver.

21h-22h

qui2new

Mais mudança, incrível como todas as séries nesse horário não estavam nele na fall passada. Notorius da ABC vem pra quebrar o trio de séries da Shonda, pois a gravidez da protagonista de Scandal adiou o início da nova temporada, assim como The Cacth e a novata Still Star-Crossed que também ficaram para 2017, todas de Shonda, exceto Notorius que vai ocupar um bom horário, considerando o sucesso que Scandal e suas companheiras são. Mom e Life in Pieces completando o ciclo de comédias da CBS, provavelmente se sairão bem, levando em consideração a fall passada. Temos Supernatural mudando de dia novamente, mas me parece que os fãs a acompanharão onde for, não me parece um risco. Pitch estreando no horário sofrível, antes ocupado por Sleepy Hollow e Chicago Med em novo horário, antes ocupado por The Blacklist, acredito que preferiram não movê-la para as sofridas 22h ainda, como foi feito com as outras séries de mesma franquia.

22h-23h

qui3

HTGAWM segue nesse mesmo horário, competindo agora com a novata da CBS, Pure Genius, substituindo Elementary que, apesar de ser renovada, não fazia números muito satisfatórias, por isso não se animem muito. The Blacklist é mais uma veterana da NBC que irá ser exibida às 22h, horário preocupante para o canal, levando em consideração The Player e Game of Silence que foram ambas canceladas e eram novatas, por isso a série pode arrancar alguns telespectadores de HTGAWM mas, na pior das intenções, pode enfrentar problemas nessa fall.

 

Sexta

*ITÁLICO – Novo dia/horário; NEGRITO – Nova série.* 

20h-21h

sex1

A sexta não teve grandes mudanças, até porque é um dia complicado para os canais. Principalmente pelo fato de muitos deles moverem seriados pra este dia, para que possam cancelá-los logo depois, caso eles não marquem bons números. Uma das novidades deste horário é a consolidação de The Vampire Diaries nas sextas e espero que isso seja sinônimo de cancelamento, pois a série já deu o que tinha de dar. A outra é a estreia do reboot McGyver da CBS, acho que não agradou muito às chefias do canal. Last Man Standing e Dr. Ken seguem nas dobradinhas dos primeiros horários como na fall passada, parceria essa que deu muito certo.

21h-23h

sex2

Na NBC, Grimm segue no seu mesmo horário de sempre que, apesar de não ter feito números muito bons, conseguiu sua renovação, sendo veterana não tinha porquê muda-la mesmo, assim como Hawaii Five-0 na CBS. Uma das novidades é o novo horário de Crazy Ex-Girlfriend, consequente da mudança de Supergirl para a CW, substituindo-a. Com essa mudança, acredito que vai ser difícil para a comédia, levando em consideração que sua renovação já não era muito certa. Só não entendi que tiro foi esse que a FOX deu no pé de The Exorcist, pondo-a para ir ao ar nas sextas? Fiquem atentos, pois a série pode não vingar por conta do dia em que será exibida.

Nenhuma novidade no segundo horário, batizado de A hora de Blue Bloods, pois além de só ter este seriado sendo exibido nesse momento, a veterana da CBS faz números sólidos, levando em consideração que vai ao ar às 22h, que já é ruim e ainda mais nas sextas. Enquanto a série mantiver sua audiência, vai render viu.

 

Domingo

*ITÁLICO – Novo dia/horário; NEGRITO – Nova série.*

20h-23h

dom

Por ter a menor quantidade seriados exibidos e canais no Domingo, sintetizaremos tudo em apenas um texto. Na ABC temos Once Upon a Time, Quantico e o retorno da antológica Secrets & Lies, todas em mesmo horário, vale lembrar que a última foi a única novata que vingou neste horário, pois temos Blood & Oil e The Family, ambas novatas e canceladas. Por isso poderia ficar um pouco preocupado, mas espero que os telespectadores deem um ajuda, pois esse horário é difícil e S&L antes era série de início de ano.

Na CBS temos o retorno das três veteranas, NCIS: Los Angeles, Madam Secretary e Elementary. Possa ser que só uma destas sobrevivam, NCIS: LA sofreu no início da fall passada, se levarmos em consideração que ocupa agora o lugar de Madam Secretary, pode vingar. O problema é só Elementary, que agora ocupa o péssimo horário das 22h, ocupado antes pela veterana e cancelada CSI: Cyber, então fiquem atentos.

E, por último, a FOX traz seu bloco de animações e comédias, todas em mesmo horário, mudando apenas com a adição da novata Sons of Zorn, ocupando o lugar da veterana Brooklyn Nine-Nine. Por ser série de fall, possa ser que vingue, pois a novata Cooper Barrett’s Guide to Surviving Life, começou a ser exibida no início desse ano, nesse mesmo horário e foi cancelada. Então, mais uma vez, fiquem atentos.


Lembrem-se que nossas análises e previsões levam muito em considerações os números de audiência e a decisão dos canais em relação às suas séries. Vocês podem conferir as Análises Baseadas em Audiência e as Renovações e Cancelamentos dessa última fall season, clicando AQUI.

Não esqueçam de comentar conosco o que acharam e compartilharem com seus amigos nossas previsões, espero que tenham gostado e em breve voltaremos com mais novidades Grande abraço e até mais!

Venha ser um Paneleiro! Clique AQUI pra saber participar da nossa seleção. Vocês terão até o dia 12/06. Aguardamos vocês!

Antonio Netto
Antonio Netto

Estudante de Engenharia Química. Pernambucano engraçado, dono de uma gargalhada única e de um sotaque marcante. Apaixonado por comida, séries, química e cálculos. Até gosta de estudar mas, sempre que pode, está pelo mundo curtindo e falando da vida alheia.
Deixe-nos um comentário!
%d blogueiros gostam disto: