Posts Populares

RuPaul’s Drag Race – S10E14 – Grand Finale [SEASON FINALE]

Demorei, eu sei, mas to aqui com minhas opiniões que podem causar polêmicas sobre o #DragRace. Isso mesmo, Andy is back para comentar com vocês essa Grand Finale.

E chegamos ao fim da décima temporada de RuPaul’s Drag Race e com ela a comemoração de 10 fucking years de drag race. Preciso dizer que mesmo com meus pontos contrários a produção e algumas atitudes da RuPaul não tem como eu negar que o Drag Race está no meu top2 de Reality Shows que mais AMO. É um absurdo negar a importância de RuPaul para a cultura pop, LGBT, Queer e negra e o quão é importante que a maior e mais importante drag queen do mundo seja negra e que o seu reality show seja tão grande e forte.

Para celebrar os 10 anos a RuPaul trouxe as maravilhosas queens da season 1, elas que conseguiram segurar a temporada com os desafios mais fracos e com o pior apresso técnico da história da show por terem personalidades muito fortes e inesquecíveis. Qualquer queen da season 1 exceto Rebecca Pinto de Vidro massacra muitas queens de seasons atuais só com a personalidade.

Precisamos enaltecer os looks da Bebe e Ongina, simplesmente MARAVILHOSAAAAS <3

Logo em seguida recebemos as maravilhosas queens da Season 10 (só frisando que se for racista e arrastada não é maravilhosa). Achei a Vanjie maravilhosaaa, como sempre. Kameron, Cracker, Aquaria, Monique e Dusty estavam lindaas, mas os melhores looks foram os da Yuhua e Asia, muito amor por esses bebês <3

Seguindo para as entrevistas:

Aquaria

Nosso bebezinho aquariano brilhou muito, contou a Mama Ru sobre sua evolução na competição e como ela foi hábil em perceber do que o público gostava nela e em aprimorar isso, além de ter sido extremamente sensata ao dizer que a Asia era sua maior competidora ali, tanto pelos anos fazendo drag, quanto pelo competência que ela mostrou na competição. Quando foi perguntada sobre o que era preciso ser feito para a America ser um lugar bom para todos e não para alguns, essa pergunta genial e com referencias a vocês sabem quem, ela deu uma resposta maravilhosa sobre criar formas de tornar as pessoas incluídas e para que dessa forma as “minorias” se sentissem realmente representadas. Arrasou muito, eu amei ver a evolução da personalidade da Aquaria nessa season, foi de uma das queens que eu mais desgostava para uma das que mais passei a amar <3

Asia O’Hara 

Nossa Firmino das drag queens (o talento e o sorriso são idênticos), foi mais uma das finalistas que brilhou. Extremamente plena e com o melhor look da Finale, foi maravilhosa quando a Mama Ru perguntou quem ela gostaria que estivesse torcendo por ela e ela respondeu “O mundo inteiro, mas preferencialmente minha filha drag e meu namorado”, outro momento hilário foi quando ela disse que iria se casar e o namorado fez uma cara de surpreso, claramente descobrindo aquilo naquele momento, como não amar essa lenda? Eu tenho pena de quem não ama. Ainda tivemos um momento lindíssimo da Ru perguntando o que ela diria para seus país naquele momento (eu chorei sim!) e a sugestão da Mama para que ela batesse na Asia de volta, como retribuição do tapa que levou da Ru, resultando na melhor reação eveer, com ela pulando da cadeira doida para dar o tapa hahaha, mas obvio que a RuPaul conseguiu se sair usando a ótima justificativa, relembrando que foi ela quem a trouxe ao Drag Race e que também ela era a única ponte para a vitória. Asia foi perguntada se ela já tinha sido “catfish” online, para quem não sabe, esse é o termo usado pelos norte americanos para quando você é alvo de um fake online. Asia respondeu que já foi e que infelizmente tinha se tornado um esporte para as pessoas fazer isso com drag queens, eu fiquei passado com isso. Mas let’s be real, eu achei essa pergunta bem merda qualquer coisa, a que fizeram para Aquaria foi tão boa e escolhem um lixo de pergunta desses para a Asia. Que mico!

Eureka O’Hara 

Esse momento com a Eureka não foi muito instigante, pra mim a Mariah brilhou mais fazendo a pergunta do público haha. Foi legal ver a família dela e como eles tem um bom relacionamento. A resposta da Eureka para a pergunta da RuPaul sobre o que a estadia dela no Drag Race acaba me soando fake, fake por ela ter vindo com uma linda mensagem de positividade e tratarmos uns aos outros como uma família, mas ela foi uma das que não fez isso com a Vixen, com a Nina Bonina Brown e sinceramente eu cansei de cair no falso carisma da Eureka, ela me irritou na S9, aconteceu toda aquela merda com ela e eu dei uma segunda chance a ela na S10, mas ela só me decepcionou ainda mais, portanto como a Vixen disse no Reunited, eu não consigo mais confiar em nada que sai da boca dela. É louco pq eu concordo com tudo que ela disse nesse momento, mas vindo dela tem zero credibilidade pra mim. Sorry not sorry EurekaFãs. Mariah brilhou demais na pergunta do público, eu berrei muito com a introdução dela para fazer a pergunta e gostaria muito de vê-la num All Stars por sempre ter gostado da drag dela e sentir que talvez ela tenha um bom material. A pergunta foi um “Fuck, Marry, Kill” com as queens do top4 e Eureka escolheu transar com a Asia (Espero que não pelos motivos errados), casar com a Kameron (que novidade?) e matar a Aquaria ( talvez por se sentir muito ameaçada por ela, né?). É isso!

Kameron Michaels 

Mais uma entrevista não muito animadora, porém muito agoniante, A KAMERON NÃO OLHAVA PARA CARA DA RUPAUL, WTF???? O momento mais fofo foi sem dúvida quando a avó dela apareceu e eu me identifiquei tanto, foi lindo porque senti naturalidade ali, foi uma das poucas vezes na temporada inteira que vi um pouco de quem é a Kameron. Nossa eterna first winner, Bebe foi a encarregada para fazer a pergunta a Kameron e alguém quis saber se ela fazia mais sexo in drag ou out of drag e a resposta foi surpreendente, ela contou que não tem tempo, só tem 4 horas para dormir e não vai desperdiçar nada disso com sexo hahaha, achei correta!

Tivemos algumas participações especiais nessa finale, como Finty Williams & Dame Judi Dench e Gus Kenworthy, mas sem dúvida a maior e mais maravilhosa de todas a Oprah, que falou maravilhosas verdades sobre o drag race e a importância do programa na atualidade, além de ter levado todos a loucura!! EXTREMAMENTE LENDÁRIA.

Um dos momentos MAIS LINDOS dessa final foi a retrospectiva feita pela produção com os momentos mais marcantes do Drag Race, como eu amei isso!! Foi bom demais rever tantos momentos lindos da nossa competição de drags feito de uma forma tão linda e delicada <3

Mas foi nesse vídeo que matei a charada para algumas problemáticas envolvidas no drag race e infelizmente fiquei mais desapontado com o show. A equipe de produção é extremamente dominada por pessoas brancas e sem dúvida esse é um dos motivos para constantemente queens negras e latinas serem vendidas como vilãs, é uma pena e doloroso, mas é importante reconhecemos os problemas envolvidos no Drag Race, eu continuo amando o show, mas esse tipo de coisa, que ficou bem evidente na season 10, me fizeram amar menos sim e eu espero que realmente essa temporada sirva de ponto de virada para como queens negras são tratadas no programa. Esse ano a Willam afirmou que a Latrice sofria racismo dos produtores, isso é inaceitável gente! Isso é crime! Isso é desumano!

Não só a Willam expôs podres sobre o programa como a Tyra Sanchez também o fez, após as polemicas do reunited. E maioria das queens negras que já passaram pelo show falaram sobre o racismo na fã base do programa, então tudo isso é um problema nosso!! Eu não poderia terminar essa temporada sem falar sobre isso, que todos nós possamos refletir de verdade sobre todo o racismo que aconteceu nessa season 10 e que assim mudemos nossa forma de tratamento com essas queens nas próximas seasons, assim como falarmos e colocarmos a boca no trombone sobre essas situações tão fáceis de identificar, difícil é quando a gente quer fazer a Katia Cega né!! Eu falei sobre o racismo no drag race em praticamente todas as reviews que fiz dessa temporada, mas a carta aberta da Tyra para a RuPaul é essencial também, por isso vou deixa-la aqui:

Carta pública de Tyra Sanchez para RuPaul, expondo a indiferença de Ru e o racismo em Drag Race e do fandom

Depois as queens da Season 1 performaram os maiores sucessos da Ru com as queens da Season 10 e foi um momento maravilhoso também!!

Finalmente os refrescos!!! A final seguiu para o Lipsync For The Crown, Kameron foi a sorteada na roleta e escolheu a Asia para disputar o Lipsync, deixando Aquaria e Eureka para disputarem entre si:

ASIA O’HARA vs KAMERON MICHAELS

A Kameron tinha escolhido contra quem ia dublar e assim a Asia escolheu uma das caixas com uma música da Janet Jackson, dessa forma”Nasty” foi escolhida para o lipsync. Antes de qualquer coisa eu preciso expressar meu descontentamento com o Lipsync For The Crown, pois acho que ele desqualifica TODO o histórico das queens na competição e é basicamente como se tudo que elas passaram até chegar no top 4 não valesse muita coisa. Asia era a única queen no top 4 que merecia tanto a coroa quanto a Aquaria, mas cagou no Lipsync e foi chutada como se não tivesse feito nada demais, O MESMO aconteceu com a Shea na season 9 e isso me deixa realmente triste. É um fato que o reveal das borboletas foi um fiasco, não tem discussão sobre isso e baseado nesse momento ela realmente mereceu ser eliminada, mas aquilo era uma final e o histórico das queens na competição inteira deveria ser levado em conta, o que mais me entristeceu foi ver como a Asia ficou triste e saber que se fosse a Eureka ou Aquaria no lugar dela talvez o resultado fosse diferente, mesmo após esse fiasco. Isso para mim se chama privilégio branco e eu não consigo compactuar. Enfim, baseado nesse Lipsync a Kameron mereceu o top 3, baseado na competição ela não merecia nem o top 6.

AQUARIA vs EUREKA O’HARA 

A caixa que sobrou tinha “If” também da Janet para o lipsync. E facts are facts America, esse lipsync foi estranho para cacete demais, a Eureka passou praticamente a música inteira fazendo reveals horríveis de looks péssimos e Aquaria parecia uma cabrita louca no palco, ainda assim Aquaria foi extremamente superior a Eureka, mas nenhuma das duas passaram a atmosfera da música, sad! Sem chocar ninguém a RuPaul arrastou MAIS UMA VEZ a Eureka e deu double shantay para o lipsync e isso só comprova o que acabei de dizer sobre o lips da Asia e Kameron.

Com o top 3 bem meeeh formado, em que apenas uma queen é uma winner possível e de qualidade, vamos ao Miss Congeniality e temos o prazer de receber a MARAVILHOSA, CARISMÁTICA, TALENTOSA E CHEIA DE PERSONALIDADE, Nina Flowers, como eu amooo essa fada <3

Logo em seguida uma mensagem de vídeo da última Miss Congelianity (para alguns fan favorite), Valentina. Ainda mais linda que na sua season, mais rica e com um bom senso de humor, fez piada com seu narcisismo e sobre a Aja ter dado o Miss Congeniality para ela, indiretamente esmurrou e expôs o drag race com sua mania de criar vilãs e ainda chutou as pocs da fã base que caem nessas asneiras. A-M-O. 

Também foi nesse momento que a RuPaul falou que a votação para o público tinha sido fraudada e ainda soltou um shade enorme para as eleições dos EUA, deixando a entender que ela também tinha sido fraudada para o Trump vencer, será? Com isso as queens que participaram da season 10 votaram e elegeram a Miss Congeniality, dando o título para nossa maravilhosa Monét X Change. Eu gostei do resultado, mesmo achando que a Monique Heart merecia mil vezes mais, porém nem tudo é como a gente quer, né? Entretanto Monique Heart sempre será congeniality no meu coração <3 Mas Monét te amooo!!!

E chegamos ao momento em que a última winner volta para contar como tem sido sua vida durante a jornada de representar a coroa. Sasha voltou e voltou maravilhosa, preciso dizer que amei o look, achei o conceito INCRÍVEL, brincar com alienígenas, a cobra e a maçã proibida do Eden foi genial e achei a execução da ideia ótima também. Sasha não decepciona né, sei reconhecer isso mesmo minha winner moral sendo a Shea.

O top 3 então disputou o lipsync definitivo e a música escolhida foi Bang Bang by Jessie J, Ariana Grande e Nicki Minaj:

AQUARIA vs EUREKA O’HARA vs KAMERON MICHAELS

Primeiramente fora temer eu achei a escolha dessa música péssima para esse momento SUPER importante, mas vamos lá né. Eu achei as 3 meio perdidas em alguns momentos, Kameron e Eureka estavam claramente enrolando a letra em algumas partes, Aquaria deu o nome, sabia a letra de cabo a rabo e até mesmo a parte da Nicki, que é a mais difícil da música. É um fato que Aquaria se destacou aqui, a ideia das bombinhas de papel foi PERFEITA para a música e a mana deu o nome sim, poderia ser bem melhor, mas não foi um desastre.

E como esperado tivemos um #AquariaWinner e sinceramente com esse top 3 se fosse qualquer resultado diferente desse seria um absurdo. Eu acho que outras queens dessa temporada mereciam mais esse lugar que Eureka e Kameron, como Monique, Asia e Cracker. Acho que ainda daria para aceitar a Eureka no top 3 ou top 4, afinal ela foi bem na competição, mas a Kameron é simplesmente intragável, sorry not sorry KameronFãs.

E sobre termos uma big girl como winner, eu concordo que já passou da hora desse momento acontecer, mas essa pessoa não é a Eureka gente!!

Eu fiquei muito feliz com a vitória da Aquaria, mas pra mim, como menino preto, depois de ter visto todo o racismo que rolou nessa temporada, de várias partes e saber como isso me atingiu de uma forma extremamente pesada e desgastante era essencial que a Asia vencesse. Eu consigo engolir e gostar da vitória da Aquaria por ela ter mostrado evolução sobre alguns assuntos e ter realmente tentado melhorar, diferente da Eureka, por exemplo. Além de que obviamente ela foi IMPECÁVEL na competição, deveria ter ido pro bottom no makeover? Merecia! Mas nunca eliminada, portanto,

AQUARIA WINNEEEEER AAAAAAAA

É isso mexs lindes!! Estou esperando os comentários de vocês para debatermos sobre essa final e obrigado pela paciência e desculpem pela demora. Um beijão!!

Nos vemos na season 11 <3

 

 

 

gostou da matéria? deixe um comentário!

Autor

Andy

20 anos, pernambucano da peste, estudante de Radio, TV e Internet da UFPB. Sagitariano com asc e vênus em aquario, lua em câncer! Signo importa sim! Amante e consumidor massivo de cultura pop, além de problematizadora. Amém Rihanna, amém Katy Perry! Bjxxx de luxx

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries • Hosted by flaunt.nu