Posts Populares

RuPauls Drag Race – S11E11 – Bring Back My Queens

Quando a injustiça vira regra

Que RuPaulds Drag Race sempre elimina favoritas em detrimento de queens com qualidade duvidosa pouco antes da final não é novidade. Tivemos perdas como Latrice, Ben e Katya (essa até um pedido de desculpas recebeu na final). Depois de tantas temporadas, devíamos estar acostumados, essas contramãos deviam ser menos revoltantes. Mas a verdade é que ainda doí bastante. É enfurecedor. Por partes.

Começamos o ep com a também questionável saída de Shuga (pelo aspecto histórico ela devia continuar, pelo lip sync realmente Vanjie mereceu).

O mini desafio Slap Out Of It, apresentado na S10, está de volta. É um bom mini desafio, que requer uma quantidade de deboche e shade para com a componente, assim como atuação para entregar as caras e bocas. Dá oportunidade de você canalizar sua raiva do oponente e fazer o que tinha vontade de fazer há um tempo, como acho que as queens descontaram em Silky. Dessa vez não foi com RuPaul, uma pena. Mesmo assim foi bem divertido.

Vanje e Silky já começam mostrando como não estão em pé de igualdade com as demais, sendo fracas na leitura e tentando garantir na personalidade. Brooke realmente roubou a cena. Depois de receber um tapa na cara de Silky fingiu ir se desculpar com uma atitude paz e amor, para logo em seguida usar isso a seu favor e entregar outro shade. Entregou a performance de ser estapeado melhor que ninguém também. Nina foi boa nas caras e bocas. Uma das coisas boas desse mini desafio foi finalmente ver Silky esbofeteada. Algo que esperávamos há um tempo.

Ru então anuncia o mini desafio. É hora do makeover. Alguma das queens eliminadas voltaram para a transformação e Brooke tem que distribuir os pares. Vamos logo ao centro da questão. Brooke foi bastante justa na equiparação. Ivye, Akeria, Nina e Vanjie receberam seus pares ideias. Silky passou o resto do ep reclamando de seu par. Mas olha, se ela tivesse sido equiparada com a Scarlet seria um problema, com a Ariel também, e com as outras ela daria um jeito de reclamar de algo. Então, quando você tem problema com metade das pessoas na sala, talvez o problema seja você! e não elas. Pobre da Soju, por ter que aturar isso.

No workroom, Ariel ressuscita a questão das perucas roubadas. Um produtor com certeza soprou ao ouvido dela para fazer barraco e, sinceramente, já estava com preguiça dessa briga lá no ep 6. A garota queimou todas as outras, mas quando chegou a hora de reclamar na cara delas, ficou muda. Só fez questão da que estava com Rajah, que coincidentemente não estava lá para fazer auê. Uma vergonha essa Ariel. Se for comprar a briga, vá para frente. Não fiquei só queimando pelas costas. É feio. Em atitude a garota só promete. Vergonha para a Plastique, que declarou ter recebido as perucas. Coitada. Nem para apoiar sua história a bff serviu.

Akeria deve ter dado pulos desmascarando de certo modo a Plastique. Já fazia tempo que uma richa e deboches podiam ser percebidos vindos da Akeria. Tudo por baixo dos panos, claro. Se bem que, Plastique pareceu nem ligar ao fato. Outra movimentação que a Akeria fez (ela tava com tudo esse ep, só movendo os pauzinhos), foi requerir a opinião de Scarlet sobre Silky e Vanjie. Silky fez todo um tumulto sobre isso, como sempre. E a lição de Ivye vem em boa hora. É só uma opinião. Não precisa morrer por isso. Ouvir e não dar a mínima (como Violet faz dignamente), é uma atitude bem mais superior e fina. Solte um shade de volta (que é o que amamos), mas não fique louca desesperada por conta disso.

Ivye nunca leva nada para o lado pessoal nem internaliza as críticas, como se pode ver bem no Untucked (ela ficou decepcionada com a indicação de Nina mas não surtou, é aquela coisa, só ligamos as críticas de quem respeitamos), assim como é bem sensata em algumas discussões. Vide esta.

Chegamos a runway. E esse makeover foi bem mediano podemos dizer. No sentido que, com exceção de uma competidora, não tivemos nenhum grande desastre. Todas foram relativamente bem na média.

Em minha opinão, de claro, certeza, só tenho o top e o bottom.

Silky obviamente a pior. Péssima sua roupa. Maiô básico, peruca black power, anos 70, direção já feita exaustivamente no show. Seu look na parte de trás estava desmoronando, e não conseguiu absorver as críticas do ep passado. A da Soju ainda estava decente, ela tentou como pode fazer uma boa performance, mas a make não dava para defender. De longe a pior. E Não por culpa da Soju.

O top era Vanjie. Sua transformação ficou impecável. Duas irmãs, gêmeas e lindas. Usou também alguns ases. Morri com sua saída a estilo Vanjie. A garota é esperta. Notem que até o dia de hoje ela não tinha usado seu bordão, o que correria o risco de saturar rapidamente (oi vaca marrom). Somente as outras garotas que usavam do meme, inclusive Jinks. Vanjie soube usar na hora certa: quando mais precisava e quando mais foi adequado. Agradável surpresa. Morri de rir. Cereja do bolo. Podem criticar como for seu histórico, mas esse win era dela.

As outras ficaram no meio para mim. Não saberia escolher o top nem o bottom. Estão quase todas na mesma média. Mas posso dividi-las em dois grupos:

  • O das bonitas: Brooke e Akeria. Pegeant queens. Estavam deslumbrantes, sem falhas. Para mim Brooke ainda foi melhor pois vendeu muito bem sua apresentação na runway com Plastique. Elas duas errando o local de se juntarem foi excelente. Akeria estava linda. Ótima transformação também. Palheta de cores dos vestidos e perucas harmonizando. Também vendeu bem na runway, desfilando com classe, bem devagar. Único defeito que citaria é que ela deixou a Honey mais simples que ela. Tudo em Akeria era maior e melhor.

  • O do conceito: Nina e Ivye aqui. O look e make da Ivye foram bastante criticados, e enquanto a polidez é um problema recorrente na garota, que inclusive já apontei aqui, não chego a detestar o look. Na verdade admiro pela ousadia de ser diferente das demais. Ela tem sua marca e nunca vai pelo bonito, convencional (já mostrou que o pode fazer bem, vide ep 7). Fico ansioso por suas runway pois sei que ela sempre traz algo diferente. Gostei também de sua apresentação na runway no conceito tribo com seus próprios ritos, incorporar a risada estranha foi maravilhoso. Já Nina optou por uma mensagem. Bandeira gay e trans unidas na runway. Valeu pela representatividade e mensagem, mas não gostei dos looks, nenhum dos dois. O da Shuga era um maiô com o simbolo trans. A peruca estava horrorosa e destoava do look. Parece que ela não tinha nenhuma outra para usar, pois aquele rosa ficou bem feio no conjunto. O de Nina estava menos mal, mas ainda faltava algo. Não era elevado.

Ame ou odeio, acho que tudo é uma questão de gosto. Amo o primeiro time, mas em empolgo mais em ver algo diferente e não convencional, por isso salvaria a Ivye do bottom. Questão de gosto. De certo modo achei justo Nina no bottom, apesar dela não estar desastrosa como Silky, nem sequer ruim. Era apenas um ok. Em outros makeovers passaria no safe fácil.

Vanjie foi roubada. Não entendi nem fudendo seu safe. Ser eliminada nessa, apesar de seu histórico, também seria bastante injusto. Brooke foi cotada. Talvez para facilitar sua vitória.

Daí Ru faz aquela famigerada pergunta. Quem deve ir para casa. Preciso dizer que ela esta forçando nessa tecla. Já é a terceira vez que pergunta só nessa season. Tudo com o intuito de causar drama. Da ultima vez funcionou bem. Dessa menos. Até para as eliminadas ela estendeu a pergunta. WTF? Soju nem aqui tava para poder julgar. Enfim, todas apontaram Silky ou Ivye.

Essa foi uma parte delicada. Pois podemos ver como Silky é uma alma sebosa, mesquinha e insegura. Primeiro ela jogou a culpa de sua performance para a pobre de Soju, estando a mesmo do lado.  A mesma não teve culpa em nada e até que se saiu bem. Mas gente, que coisa feia. Em sua makeover, Jinks teve de trabalhar com um cara que não podia andar de salto. Mesmo assim fez de tudo para ele ficar confortável e JAMAIS jogou culpa de seu péssimo desempenho nele. Aprende aqui Silky.

Depois a mesma acusou a Ivye de ser má. Oi? Silky que tinha acabado de se mostrar nojenta e maldosa em suas palavras com a Soju, acusando logo Ivye. Dá para ver como Ivye ficou magoada com a acusação, contendo as lágrimas. Chegou a dar pena. Acusação totalmente injusta, diga-se. Se Silky houvesse alegado que Ivye fala demais ou que dá opiniões que não foram pedidas, aí sim. Agora acusar de má é uma historia completamente diferente. Tentativa de denegrir a imagem da outra, sem fundamento algum. Delusion que chama. A Silky não consegue enxergar. Tá crente que a América vai amar ela. Coitada. Como ela não percebe que ela é a PhiPhi na história?

Pena que Soju resolveu proteger a parceira e chamou o nome da Ivye. A como eu amaria ela se impondo e dizendo que a Silky merecia sair pelas atitudes que tinha acabado ter com ela. Oportunidade desperdiçada de pisar ao vivo na queridinha da America e fazer ela quebrar a cara.

No lip sync a reação de Ru define todos. Foi bem sem graça. Nina não é boa de dança, isso está na cara. Fez muitas caras e interpretou como pode. Mas a música era um flow que não combinava em nada com seu estilo. Favorecia mais a Silky. Se fosse outro tipo de música, quem sabe teria chance. Já Silky fez de um tudo. Subiu em cima uma arquibancada, fez reveal de peruca num momento sem clímax, o qual não gerou nenhuma emoção e fez escapacete. Era melhor ela ter ficado nua para ver se animava um pouco – tenho certeza que ela faria isso se soubesse que vingaria. Um lip sync bem fraco.

Vergonha para Silky. Que tanto prometeu um lip sync. Disse que estava preparada a qualquer momento para dublar. Fez cena com Ivye no untcuked lá no ep 3, toda hora pedia para dublar, pedindo inclusive a própria Ru para manda-la ao lip sync. Achei que ela se garantiria bem mais pelo tanto que falava nisso. Mas ela não é nenhuma Brooke ou Ivye. Seria bom que Ru tivesse mandando antes, com uma melhor, para ela achar o lip sync que tanto procurava. Se outra estivesse no bottom, tenho certeza que a mandaria para casa.

Ru elimina Nina, o que casou grande revolta. Ela estava com um bom desempenho na competição e merecia bem mais que a Silky. Era material para final 4 tranquilamente. Isso no mundo dos sonhos. Porque sabemos como a Rupoc é louca. Veja essa eliminação com a única intenção de chocar, revoltar e causar emoções na gente. Assim como ela manteve Rajah por um longo tempo, deve estar fazendo isso com Silky para leva-la a final e assim obter mais drama. É o único motivo que encontro. Roxxxy e PhiPhi já foram pra a final em situações parecidas, só que a as duas mereciam bem mais que esta.

A atitude de Nina ao sair foi linda. De cabeça erguida, atitude positiva. Uma fofa ela. Esmurrou em outras desesperadas que ainda estão lá. O único lado bom da mesma não ir para a final, é que agora ela vai ganhar o Miss Congeniality.

E vocês, o que acharam? Deixe sua revolta nos cometários.

P.S.1: Top 4 incontestável: Brooke, Ivye, Nina e Akeria. Agora, qualquer uma das outras duas pode substituir Nina que não ligo. Desde o começo dava para saber que Nina não ia ganhar. Não é favorita dos produtores. Não faz o perfil de ganhadora do show. Uma pena. Pois acho que faltam mais winners como ela. Seria uma diferente do padraozinho fashion queens de Aquaria (o qual estou saturado), se aproximando mais do estilo Jinks, que é a exceção das ganhadoras e até hoje considerada uma das melhores.

P.S.2: Honey finalmente esclarecendo um ponto importante sobre a linhagem e divisão da família Davenport. Espero a mesma explicação vinda da família O’hara.

P.S.3: RuPaul ama se queimar. Elimina logo a que foi com a bandeira trans. Já não basta a fama que tem.

P.S.4: Assim que se incorpora um bandeira gay a roupa com classe.

P.S.5: Por mais que não goste da Silky pessoalmente, nada justifica ir até o insta dela deixar mensagens de ódio. Ela é uma pessoa normal, com suas falhas. Isso é só um reality. As pessoas não sabem o peso que tem suas palavras e como estas podem machucar. Dos eleitores de Bolsonaro para esse tipo de pessoa, não existe diferença. Use seu tempo para fazer algo construtivo, como deixar uma mensagem de amor e suporte, seja para Nina, seja para Silky.

gostou da matéria? deixe um comentário!

Autor

Roz

Engenheiro por formação, escritor wannabe por obrigação. Nem exatas, nem humanas, renascentista. Reinventando-se. Inconformista. Cinéfilo. Cosmopolitan. Shitalker. De Pepita a Bowie. De 80s cheese a Sopranos.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries