Posts Populares

RuPauls Drag Race – S11E14 – Grand Finale [Season Finale]

Hahahahahahahaha (risada da Yvie)

Chegamos a mais uma final de temporada em RuPauls Drag Race e consequentemente a coroação de uma queen que carregará o reinado nas costas por um ano (ou mais). No geral foi uma boa temporada, do tipo que não víamos há anos. O estilo da final se manteve o mesmo dos últimos anos. Foco maior no top 4, sendo o Reunited (aquela chacota) para as demais queens. No final uma batalha de lip sync e anúncio da vencedora.

No quesito runway das eliminadas da s11, o shoot foi ficou por conta da Shuga. Acho que é indiscutível como ela estava melhor: santa Maria, três looks em uns, bons revels. Vanessa também estava linda, toda na estampa onça com a cintura e proporções para fuder. Plastique veio representando a Ásia e estava perfeita demais nos detalhes.

Soju tentou seguir uma proposta asiática assim com Plastique, mas ficou bem abaixo quando comparada. Kahana foi de angel da Vitoria Secret, e enquanto admiro e gostei do look no geral, as asas estavam caindo e cedendo enquanto ela caminhava – simplesmente melhore! Honey estava bonita, num vestido meio Cinderla negro meets abelhas na parte de cima – top certeza.  Não gostei do vestido de Mercedes, bem mais do mesmo, podendo ser usado numa runway normal e ficar no safe. Ariel foi ok, seu estilo particularmente não me atrai, muito rosa, muito exagerada, mas também não estava feia. Scarlet estava boa, mas a parte dos peitos balançava toda vez que ela andava, o que ficou estranho. Raja, quase careca e básica, mas não estava feia, um perfeito safe. O vestido de Nina não gostei, seguiu a proposta dela de campy, mesmo assim inferior a alguns que ela mostrou no decorrer da season. Caso Nina tivesse mostrado a bunda, como Detox fez perfeitamente, talvez o look tivesse se elevado mais.

O problema é: esse desfile final é sua chance de se redimir com o show e mostrar o quanto você cresceu desde que foi eliminada. Sabendo que talvez essa seja sua última chance de aparecer live na TV, é melhor preparar O VESTIDO. Muitas conseguem melhorar bastante o que apresentam. Mas poucas conseguem superar as expectativas.

Depois disso tivemos uma espécie de doc gravado contando a história de cada queens e porque ela devia ganhar. É um bom modo das queens fazerem mais um textinho para vender sua marca, uma espécie de desafio. O estilo ficou bem estranho e não natural em algumas das participantes. Eu dei um grito quando vi Akeria toda gangsta nigga style. A mulher estava irreconhecível. A dela, talvez por isso, foi a mais marcante.

Uma que recebeu um merecido destaque foi Vanjie. A reação da plateia ao descobrir que ela não foi para a final (já que esse reunion foi gravado antes do último ep ir ao ar) foi de surpresa. Ela fez uma boa participação, assim como sua entrevista na rua. Definitivamente é muito divertida. Um meme ambulante. Infelizmente não conseguiu passar essa energia durante todos os desafios. Ficaram mais concentrados nos primeiros e nos últimos desafios, durante o meio ela foi bem bleh. Enfim, sucesso a garota.

Vamos aos lip syncs finais e já vou adiantando que Ivye estava impecável em todos os looks que ela apareceu:

– Silky X  Brooke: Silky escolheu dublar contra Brooke, o que foi uma decisão bem questionada. Ninguém entendeu muito, já que ela disse tantas vezes querer dublar contra Yvie para assim mandá-la embora. Brooke era considerada uma das mais fortes e consequentemente a pior escolha. Akeria seria a escolha mais fácil, mas como esta é sua best, não ia rolar. Dá para ver como Silky está mal nessa final, a mesma confessou estar lutando com depressão depois da exposição no show, e ser mandada embora pela Yvie podia deixá-la ainda pior. Sendo assim a escolha de Brooke faz mais sentido.

O lip sync foi ok. Brooke arrancou parte de seu salto alto durante a perf para mostra que estava na ponta dos dedos o tempo todo. Gostei dela fazendo o tweerk na ponta dos dedos e foi o diferencial, apesar dela já ter feito um lip assim. Ficou de cabeça para baixo, abriu escala, fez de um tudo. Bem animada, apesar que boa parte dos passos já foram vistos. Vi mais como um jogar no safe para guardar movimentos novos no lip final. Já Silky fez de tudo um pouco. Três revels, um pior que o outro, tendo como auge a parte que ela rola no chão sem rumo ou coordenação, parecendo aqueles barril caindo a ladeira. Que porra de passo é aquela? Ru diz que foi uma decisão difícil. Realmente, esperava mais das duas, mas realmente Brooke foi melhor. Serviu o que a música pedia: sexy.

– Akeria X Yvie: Akeria fez praticamente o mesmo passo da Silky só que em uma só posição e mais coordenado/com um proposito. Se Silky era um barril rolando, Akeria era um peão de Deblade. Akeria também fez uma troca de roupa e gostei da peruca que tinha por baixo. Yvie fez os contorcionismos que sempre faz e uma coisa que atrapalhou em seu lip foi aquela roupa. Estava linda, amei o conceito, 9/10. Porém aquela roupa era muito pesada, cheia de acessórios e a todo momento esperei ela se desfazer da peça ou de partes dela. Todas aquelas camadas prejudicaram um pouco o desempenho de como vimos a performance. Akeria poderia ter ganho essa tranquilamente, mas Yvie passou, acho que por conta do que ela ainda tinha a mostrar. De todo jeito, esperava mais desse lip sync que tinha tudo para ser icônico pela música.

– Yvie X Brooke: Tenho que começar dizendo que amei a escolha da música. Simplesmente mais adequada para o momento. Segundo: Yvie mereceu, não tinha como ser outra. Já vi esse vídeo umas três vezes e toda vez surto com a virada de cabeça dela. A começar pelo look que estava perfeito, pegando referencias do deus indiano que tem três cabeças. Aqueles espelhos na frente, que davam visões como se fosse outras cabeças estava genial. Só por aquilo já tava perfeito. Sua performance foi construída naquele reveal e posso dizer que não vi aquilo vindo. Fiquei estático. Que fecha. O modo como ela vira a cabeça na hora certa se contorcendo ao contrário para logo depois voltar a cabeça frontal é perfeito. O truque só funcionaria bem para uma pessoa flexível como ela, de outro modo o fator choque não seria tão grande. Percebam como tudo foi bem coreografado, nos mínimos segundos. A parada da música só elevou mais ainda o fator da virada de cabeças. Assim como no final, quando a música vai parando e ela virando a cabeça lentamente mais uma vez. Simplesmente perfeito.

Já Brooke: por que me decepcionaste tanto? Esperava bem mais dela. A bicha chegou, fez um reveal e os mesmos passos que fez em todo lip sync e achou que tava ganhar. Por favor neah. Vamos melhorar aí esse jogo. Perdeu a coroa de bobeira. Já que, a Brooke também tinha fortes chance de ganhar: era a que mais tinha wins até então. Fora que os passos não tinham nada a ver com a música. Ela pulava e fazia ballet. Não era o que estava sendo pedido. Lembrou Kennedy no lip sync da final do AS3, totalmente fora de contexto.

Enfim, Yvie ganhou e não posso dizer que não foi merecido. Ela tem um fator diferencial, é muito inteligente sim, e tem personalidade. Muitas pessoas reclamam da atitude dela, mas só achei ela franca demais. A vez que ela errou com Silky tratou logo de pedir desculpas. Algo que a Doutora não fez em momento nenhum, mesmo estando errada.

Além de ter merecido pelos lip syncs, RuPaul mostra mais uma vez que gosta de coroar quem toma partido nas brigas. Raja, Sharon, Bianca, tão aí para provar. Ru não gosta das que fazem a  pêssega, como Brooke.

Sendo assim infelizmente encerramos mais uma jornada do nosso reality favorito. Foi uma boa temporada: consistente, tivemos bons desafios, uma grande dose de drama (obrigado Yvie e Silky pelos mimos), memes, ótimas competidoras e uma winner justa. É isso.

E vocês, gostaram? Acharam injusto? Deixe sua opinião sobre essa final e a nova winner. Que bom que ainda teremos esse ano uma versão UK e com certeza iremos acompanhar. Além de um possível All Star ainda no final do ano. Xoxo e até mais cys 😉

P.S.1: Esses lip sync vieram para lavar a vergonha que foram os do ano passado. Aprende aqui Aquaria.

P.S.2: Destaque para a música Sissy That Walk interpretada por Cristie e com desfile de ex competidoras. Alexis Mateo simplesmente esgotou os gritos da sala. Não achei sua make bonita, mas a plateia foi ao delírio com sua entrada. Gostei de Raja, bem senhora de terceira idade com cabelo longo cinza e óculos, estilo casual fashion: a velha está viva! É bom ver um look diferente dos tantos vestidos que as queens usam. Muitas queens não consegui reconhecer, já que o tempo de desfile foi pouco. Outros highs foram: a de máscara, que ainda não descobri o nome e Serena Chacha (!), quem diria neah, ter uma evolução todas dessa.

P.S.3: Nina merecidamente ganhou o Miss Simpatia e o mundo. Afinal, ter Rihana te ligando para debater políticas de inclusão deve ser como ganhar o mundo. Dona! Sua reação ao ganhar o prêmio também foi ótima: Meh.

P.S.4: Sasha Velour continuar imbatível no lip sync e carregara a coroa por mais um ano. O nível atingido na S9 talvez nunca seja superado.

P.S.5: Silky não merece todo o hate que vem recebendo. Ninguém na verdade merece.

P.S.6: Não gostei do look de Aquaria. Esperava mais. Ela foi de Kennedy Davenport galinha queimada meets Nina Flowers meets Acid Betty. “After a long night of hooking.”

 

gostou da matéria? deixe um comentário!

Autor

Roz

Engenheiro por formação, escritor wannabe por obrigação. Nem exatas, nem humanas, renascentista. Reinventando-se. Inconformista. Cinéfilo. Cosmopolitan. Shitalker. De Pepita a Bowie. De 80s cheese a Sopranos.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries • Hosted by flaunt.nu