Posts Populares

RuPauls Drag Race UK – S02E08 – Stoned on the Runway

Quando a preferência por dramas se sobrepõe ao histórico

No decorrer de RuPauls Drag Race presenciamos muitas injustiças a troco de nada. Mas se há um padrão que comumente ocorre no show é dar preferência a queens de desempenho mediocre em detrimento de outras com histórico melhor, apenas com o intuito de gerar mais drama ao show. Na S12 por exemplo vimos Aiden ser arrastada o quanto pode, somente para que Brita pudesse fazer bullying com ela, enquanto tivemos que nos despedir de Rock (que era bastante promissora). O mesmo se deu Com Silky indo para a final a custo de perder Sugar e Nina West no caminho. Essa é uma estratégia do show para fazer render momentos de “entretenimento”, o qual não posso dizer que é meu favorito. Vamos por partes.

Começamos o episodio com Ellie já revoltada por se achar subestimada demais pelas outras. Totalmente desnecessária sua pergunta de “Vocês me imaginavam aqui no top 5?”. Qual resposta ela esperava, tendo o desempenho fraco durante toda a temporada? Não querida, ninguém imaginava. Como você não espera ser subestimada quando é a única que não tem nenhuma insígnia? Quem procura acha, ela recebeu uma cortada como resposta de Awhora. Ellie poderia jogar mais calma e ser grata por estar lá, ao invés de puxar o card de underdog toda vez. Ela não é nenhuma Jinks ou Divina de Campo, vale ressaltar.

No mini-desafio tivemos uma competição de canto com as queens vestidas de “machões”. Ellie não entendeu direito a proposta e foi de drag (?). Destaque para o look de Lawrence, o qual eu estava totalmente intrigado: uma sapatão meio Madonna em Vogue. Awhora também serviu bem no look de couro e estava a cara de Adore fora de drag. Tayce entregou uma boa performance e foi a mais rock e roll de todas. Já Bimini foi bem fraca, tanto no canto, quanto na performance, era notável o quanto ela estava desconfortável com esse desafio, talvez pelo fato de ser não binária. O win foi para Ellie, o qual não foi merecido em minha opinião, mas RuPaul deve ter dado só para tentar causar drama, e como vimos, resultou exatamente no que ela queria.

Na hora de Ellie distribuir a ordem de apresentação tivemos um climão. Lawrence não concordou: fez cena à toa por ser colocada após Bimini e não do modo que ela queria: um sanduíche de merda. Momento muito feio para Lawrence, vale ressaltar. Atacou a coitada de Ellie por nada. Eu no fundo acredito que Ellie seja uma pessoa boa. Só falta mais ato confiança para ela se impor em suas decisões e dar menos ouvido as outras piranhas, principalmente perceber quando elas estão tentando te sabotar, o que é o caso aqui da Lawrence. Bimini resumiu tudo ao dizer: no fim do dia a ordem de apresentação não importa, e sim o seu material. Se este for bom, você pode vir na ordem que for que não vai para o bottom (saudades Manila Luzon no desafio do velório quando ela não deu a mínima para essa ordem). E Tayce foi bem compreensiva com Ellie: olha, é sua decisão e pronto, elas que lutem. Awhora também não fez tanto caso da ordem como Lawrence, estava mais preocupado em se preparar e se provar.

No espelho da tragédia da semana tivemos Tayce se abrindo (meu Deus aqui eu tremi na base, geralmente quem tem muito tempo de espelho da tragédia é eliminado no episodio). Ela contou como seu primeiro caso de amor resultou em duas DST e depois disso ela se fechou para as pessoas. Tayce contou pontos importantes, de como apesar dela ser considerada linda por todas (ganhou até o concurso Tradie da Season), ainda tem problemas de auto confiança. Assim como o fato de não estar se relacionando há anos lhe faz questionar se há algo de errado com ela e se continuará para sempre sozinha. Me lembrou bastante Yara Sofia na S3.

No desafio principal de stand up comedy sobre relacionamentos e amor, aqui vai minha ordem de preferência pessoal junto com a runway de tema pedras preciosas:

  • Lawrence

Levando em consideração que é isso que a queen faz de melhor, sua rotina foi péssima. Não houve uma piada sequer engraçada e ela nunca chegava ao ponto, sempre dando voltas. Sinceramente, estou questionando as habilidades de Lawrence em comédia. Com certeza ela é muito boa no cara a cara com Rupaul e tem seus momentos de brilho, mas quando chega a hora de performar nos desafios ela acaba sendo qualquer coisa. Dava para ver que ela estava confortável fazendo o stand up, o que ajuda, mas não havia muito material engraçado.

Sua runway não foi minha favorita. Talvez o pior look de Lawrence em minha opinião. As proporções estavam todas lá como sempre. E gostei da ideia de vir como uma pedra preciosa em si, meio que meteorito. Porém não gostei do macacão, assim como a cor rosa choque era horrorosa. A peça na cabeça dela também dava uma proporção estranha ao corpo: enorme na parte de baixo e afilando para cima, parecia uma coxinha.

  • Ellie Diamond:

Pode-se dizer que a queen tentou o melhor que pode nesse stand-up, o qual não é uma de suas habilidades, e isso admiro. Usar voz de exorcista em certo momento para dar ar de graça não é novidade nenhuma no show (oi Plastique Tiara), e suas piadas foram bem previsíveis. Assim que ela falou que gostava de coisas que começam com a letra D eu já sabia bem onde ia parar: dicks (pau). Não posso dizer que ri especificamente de nada. Mas ela tentou de um tudo e seu show estava bem surreal, como dito pela jurada, o que interessou de certo modo, apesar de não funcionar como deveria.

Sua runway estava a mais básica de todas ali. Não havia nenhuma ideia por trás, era praticamente uma blusa com umas joias coladas, uma sainha e uma bota longa. Estava fofa e bonitinha, mas básica. Seu cabelo, make e unhas estavam lindos contudo.

  • Tayce:

A queen entregou minha piada favorita da noite. A do feijão com torradas. Sua entrega foi perfeita também. Ela usou de suas qualidades como performer e se jogou no chão, dando todo um ar a piada. Caso ela invista nesse ramo de stand-up, dá para ver que a queen tem potencial, basta praticar mais. Infelizmente ela se resumiu a esse momento e ao dos apps de dating incluindo o Deliveroo (se fosse no Brasil teria o Uber também não é mesmo?). Ela também fez um bom trabalho interagindo com Michele, mas dava para ver que estava bem nervosa e se apressando para terminar. Stand-up é um dos desafios mais difíceis. Leva anos de pratica para aperfeiçoar e mesmo assim não há garantia de ser bom em determinada noite.

Seu look foi um perfeito safe no meio para mim. Não havia nada de muito fabuloso, assim como não foi fraco.

  • Awhora.

A queen foi pelo caminho mais fácil no quesito comedia. Escolheu o humor vulgar de sexo, o qual algumas pessoas só sabem ser engraçadas ao falar nisso. Consegui achar engraçado ao menos em duas piadas e ri mais dela do que Lawrence e Ellie. Não é meu tipo de humor favorito e concordo com os jurados, o nível estava muito baixo. Não me incomodo com esse fato, já que e um programa praticamente gay, sendo assim piadas de sexo serão esperadas. Contudo, ela poderia elevar mais a qualidade. Assim como estava nervosa e olhando no papel o que dizer, o que não ajudou.

Sua runway estava perfeita como vem sendo o caso nos últimos episodios. Parecia rica e estava linda e glamurosa. Pedras preciosas da cabeça aos pés. Também amei o momento que ela se desprende dos fios de soro para desfilar. Está acima da Tayce e na segunda posição por conta majoritariamente do look.

  • Bimini:

Mais uma vez Bimini dominou o episodio em tudo que fez. Desde o look do stand-up até na entrega. Totalmente no controle, ela seguiu por uma linha de militância e foi coerente sua personagem: vamos destrui o patriarcado. Morri quando ela disse que heteros também deveriam ser proibidos. E de quebra cravou um bordão no show: Isso não é piada, apenas um fato.

Na runway mais um look icônico da Bimini. Ela seguiu uma abordagem diferente das demais e foi de pedras encravadas como se fossem espinhas. Tudo estava perfeito. Desde a mistura de cores brancas e vermelhas, até o terno (sou cadelinha de queens que usam somente o terno) e peruca. Havia um conceito por trás e ela soube executar. Acho incrível como Bimini consegue trazer um ar cool punk rock geração millenium para a runway toda vez. Ele é como um sopor de ar fresco na passarela e me lembra Aquaria de certo modo.

Sem nenhuma novidade Bimini venceu o desafio e agora suas chances de vencer são reais, especialmente tendo em conta o quanto Lawrence tem caído em performances e o quanto Bimini tem se mostrado excelente na personalidade.

Do restante acho que o bottom deveria ser Lawrence de certeza e Ellie ou Tayce ou Awhora. Eu haveria salvado Awhora pelo look talvez, mas também não acho tão injusto ela estar lá. Como RuPaul ama um drama, colocou as duas melhoras amigas para se enfrentar (eu sabia que isso ia acontecer a certo momento).

No lip sync tivemos uma música que não ajudou muito, mas as queens fizeram o que podiam. Nenhum Destaque aqui. Apenas que eu estava com medo do resultado. Poderia ser um double shantay tranquilo, já que as duas foram na mesmo nível. Ou Tayce sendo eliminada devido a seu histórico quando comparado com Awhora que tem dois wins e nenhum bottom.

Surpreendentemente Tayce ficou. E acho que todo mundo ficou meio perplexo. Não posso dizer que via Awhora como vencedora, mas pra mim nao era sua hora. Ela definitivamente acrescenta na competição, seja em runway ou em alguns desafios de comedia isolados (o da TV por exemplo). Também não estou indignado com a permanência de Tayce. Amo ela e ela acrescenta valor ao show: looks, performances e carisma.

O que fico indignado é a permanência de Ellie, que há anos não vem acrescentando quase nada ao show, assim como o passe livre que Lawrence tem recebido. Ellie só esta continuando no show por motivos de drama. Çawrence pode ter outro surto no próximo episodio e é isso que rende. As pessoas amam uma personagem sofrida underdog (mesmo que esta seja mediocre) em detrimento de uma queen com histórico bom mas que seja uma bitch (com certeza muitos adoram ver a queda de Awhora só por conta de sua personalidade). Eu não faço parte desse grupo.

Awhora não é nenuma Katya, esta sim poderia ter vencido a S7. Sua saída de certo modo foi lucrativo para ela, pois ela pode sair como roubada e injustiçada. Enfim, todos saíram ganhando: Ellie, Tayce e Awhora. Lawrence que pode sair no prejuízo em caso de outro surto e Bimini continua inabalável.

Basicamente foi isso, e vocês, o que acharam? Estão revoltados com a saída de Awhora ou comemoraram? Tomaram ranço da Lawrence e viraram team Bimini? Ou estão torcendo para Ellie levar a coroa?

P.S.1: No Untucked tivemos mais momentos de Lawrence sendo insuportável e desnecessária. Awhora também teve sua parte de culpa, mas dá para perceber que foi mais insegurança e raiva dela por estar no bottom, então a queen projetou essa raiva para Ellie ao invés de admitir seu próprio fracasso, o que é entendível até certo ponto. Antes desse bottom ela não parecia fazer muito caso da ordem. Vale ressaltar que foi a própria RuPaul que colocou fogo no parquinho ao perguntar na runway se era Ellie que havia escolhido a ordem (como se ela não soubesse) e a chamando de bicha venenoosa. Coitada da Ellie, dava para ver como ela estava se sentindo mal.

P.S.2: Tayce serve demais nos confessionários, toda semana tenho que vir aqui dizer isso. Essa semana ela também se mortos uma pessoa de personalidade boa, ajudando a Ellie.

gostou da matéria? deixe um comentário!

Autor

Roz

Engenheiro por formação, escritor wannabe por obrigação. Nem exatas, nem humanas, renascentista. Reinventando-se. Inconformista. Cinéfilo. Cosmopolitan. Shitalker. De Pepita a Bowie. De 80s cheese a Sopranos.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries