Posts Populares

Schitt’s Creek – Season 1 – O Início da Série que Fez História no Emmy

Por que eu nunca havia ouvido falar dessa série maravilhosa antes?

No último domingo (20/09) acompanhamos a 72ª edição do Primetime Emmy, a maior premiação da televisão norte americana. Devido às restrições sanitárias impostas pelo Covid-19 a cerimônia foi adaptada para o formato virtual, uma decisão arriscada dado o número de variáveis que poderiam dar errado. No entanto, apesar de todos os temores a cerimônia correu sem grandes dificuldades.

Quanto aos vencedores tivemos a confirmação do favoritismo de Watchmen que levou nada menos que 11 estatuetas e a sonhada, porém incerta, premiação de Zendaya como melhor atriz de drama. A grande surpresa da noite foi Schitt’s Creek, que fez história ao levar todos os principais prêmios das categorias de comédia: melhor série de comédia, melhor atriz em série de comédia (Catherine O’Hara), melhor ator em série de comédia (Eugene Levy), Melhor atriz coadjuvante em série de comédia (Annie Murphy), melhor ator coadjuvante em série de comédia, melhor roteiro em série de comédia e melhor direção em série de comédia (os três vencidos por Daniel Levy).

Ainda que, junto com The Marvelous Mrs. Maisel, a série fosse uma das favoritas da noite é inegável que para o público brasileiro a série é um tanto desconhecida e causou surpresa por estar no ar a seis anos, tendo inclusive exibido sua última temporada em abril deste ano. Curiosos, nós do Panela fomos conferir a primeira temporada da série.

A série conta a história da derrocada da família Rose. Depois de confiar os seus negócios a um administrador um tanto desonesto, Johnny Rose (Eugene Levy), patriarca dos Rose, perde toda sua fortuna e se vê obrigado a se mudar com sua familia para o único patrimônio que lhe resta: a cidade de Schitt’s Creek, que, devido a semelhança com a palavra “shit”, Johnny havia comprado como um presente a seu filho David (Daniel Levy).

A nova vida dos Rose em Schitt’s Creek é marcada pelo choque de realidade que todos levam, Moira (Catherine O’Hara), a matriarca, é uma ex-atriz de novelas que tem dificuldade de aceitar sua perda de status e acredita que a situação da família é passageira e em breve retornarão ao luxo de outrora. Os filhos do casal Rosa são David e Alexis (Annie Murphy) são dois adultos que se portam como adolescentes, a falta de noção dos dois rende cenas ótimas, principalmente quando interagem com os habitantes da cidade.

Se o núcleo principal por si só já rende boas risadas, o restante do elenco dos habitantes de Schitt’s Creek torna a série ainda melhor, o destaque fica para o casal Roland e Jocelyn Schitt (Chris Elliot e Jenn Robertson), o prefeito e a primeira dama de Schitt’s creek não são lá muito inteligentes e acabam por invadir 100% a privacidade dos Rose, para desespero principalmente de Moira. Outra personagem de destaque é Stevie (Emily Hampshire), a funcionária do Motel para que os Rose se mudam, irônica e tendo que lidar com os dramas dos Rose diariamente, Stevie é fundamental para que a família aceite seu destino em Schitt’s Creek.

A série vai ganhando ritmo com o passar dos episódios, com uma leveza que poucas séries me trouxeram nos últimos anos, sem que eu percebesse cheguei ao fim da primeira temporada. No quesito humor me lembrou um pouco de Parks and Recreation, guardadas as devidas proporções, a simplicidade dos habitantes de Schitt’s Creek se assemelha muito a dos habitantes de Pawnee, ainda que não explore o formato de mockmentary que a série estrelada por Amy Poehler apresenta.

Mesmo que não seja lá uma premissa tão original assim (tenho certeza que já assisti mais de um filme com esse roteiro na sessão da tarde), a série apresenta um resultado bem interessante, tendo como ponto alto seu elenco que por causa de sua química entrega episódios excelentes. Essa é a série perfeita para quem quer relaxar e dar algumas risadas, confort content de qualidade!

A série é exibida no Brasil pelo Comedy Central e está disponível para streaming no Uol Play e no canal Paramount+, no Amazon Prime.

Talvez Você também goste de...

gostou da matéria? deixe um comentário!

Felipe Tanabe

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries