Posts Populares

Scream – S03E06 – Endgame [Season Finale]

E o assassino é…

E cá estamos após uma temporada que para mim decepcionou muito em diversos pontos, mesmo tendo mantido aquela nostalgia viva em pequenos atos e referências que são algumas das coisas mais clássicas em Scream. Uma pena que não basta só isso para fazer desse um grande reboot, até porque para isso funcionar, seria necessário que pelo menos eles desenvolverem um protagonista de forma interessante, o que não foi o caso aqui. 

Como fã de Scream, falo com propriedade e sem hipocrisia que nós gostamos mesmo é de ver um bom slasher acontecendo, com mortes bem feitas e um suspense que deixa tudo enebriado até o instante final em que a máscara do ghostface cai e sabemos sua real identidade. Mas para isso acontecer uma boa narrativa deve ser construída, com personagens carismáticos que tenham apelo para o público torcer para que ele sobreviva, coisa que é muito importante em Scream. Na série da MTV tínhamos Noah que era o queridinho de todos, Audrey que foi ganhando o público aos poucos, bem como Emma, e até mesmo personagens totalmente secundários que em suas mortes deixaram um buraco naqueles que acompanhavam, porque de fato a morte dele foi algo tocante para nós e muito bem construída como Riley e sua triste morte, e Zoe. 

Desdobrando os acontecimentos dessa finale, o episódio anterior deixou uma pontinha de que Jay talvez não seria o assassino, já que o mesmo foi atacado pelo ghostface ao final. Deion havia contado para as meninas que Jay era o assassino, mas o efeito que isso surtiu não foi o esperado, e rapidamente todos ficaram sabendo que o serial killer ainda estava vivo já que o mesmo ao saber que Deion estava espalhando a noticia sobre Jay, resolveu fazer um vídeo mostrando ele preso e ensanguentado em um galpão. Deion ao resgatá-lo descobre então a verdade, em que ele diz que era sim o ghostface, mas que não estava agindo sozinho, havia outro, e esse outro que executou a maioria dos amigos do deathfast club. Alias, outra, já que ele diz she… O que já estava bem na cara, já que basicamente além de Deion só sobrou mulheres na trama que poderiam ser o ghostface, Kym, Liv e Beth. 

Daí que na escola o confronto acontece entre Beth e Liv, quando Liv nocauteia Beth. Deion chega e encontra Liv ensanguentada e aí começa aquele velho jogo em que descobriremos nesse momento o assassino, e ele foi revelado… Beth é a assassina e ela que planejou tudo isso, se aproximando de Jay e o persuadindo para matar Deion. Outro plot acontece quando descobrimos que Deion é na verdade Marcus, e Marcus mentiu o tempo todo se passando por seu irmão gêmeo. 

Beth acaba atirando no protagonista e a perseguição pela final girl começa, com várias pancadas e cortes rolando. Acabou que Deion ao final conseguiu sobreviver ao tiro e ajudou Liv a derrubar Beth do alto da sacada do prédio da escola. Kym chega lá, e aquela velha cena em que o assassino “revive” acontece, claramente isso não poderia fica de fora né? 

Sobre a decisão de Beth ser a assassina, eu achei interessante pois mudou o padrão em que o nerd que sabe tudo de terror é o mocinho. Entretanto isso foi muito mal desenvolvido, mas não só pela Beth, mas pelos outros personagens que a cercavam também. Nem vou criticar muito sua motivação pois eu não esperaria nada muito diferente disso com esse plot da horror girl sendo a assassina, mas que pecou muito isso é incontestável. Liv estava sendo pintada como a assassina desde o início, e isso já tirou a graça quando chegou no final, pois era óbvio que não seria ela. Por um instante eu pensei que poderia ser Kym, devido ao sumiço dela, mas a mesma foi a única que teve um desenvolvimento de “luto” pela perda de um personagem, que foi a morte de Manny, então não poderia ser ela. 

Infelizmente esse reboot não fez jus ao que a saga representa, e sei que eles tentaram ser audaciosos e saudosistas, mas acabou não funcionando, já que tínhamos um elenco fraco, zero desenvolvimento e muitos furos. Podemos nos questionar quanto a série possuir poucos episódios? Talvez… Isso pode sim ter sido um problema, mas pelo bem da saga, e e creio que da maioria dos fãs: Chega né? Se não deu certo agora é melhor não tentar mais, já que o legado da saga Scream sempre vai continuar. 

gostou da matéria? deixe um comentário!

Ricardo Souza

Tem gente que diz que sou um amorzinho, eu digo que sou um trouxa. Viciado em maratonar séries e ficar na bad depois de assistir tudo em um dia. Amo muito música indie, quando quiser me chamar pra ouvir Florence já sabe onde procurar. Mineiro do interior que não puxa o 'r' quando fala, mas adora um pão de queijo.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries