Posts Populares

Segunda Chamada – S01E09 – Episódio Nove

A realidade assusta!

Os tiroteios frequentes na favela, alunos que nascem em regiões controladas por milícias e pelo tráfico, alunos que já nascem condenados a um único futuro: prisão ou caixão. A escola retratada na série fica em um dos complexos periféricos do Rio e já tivemos casos de tiroteio e tudo mais, a maioria dos alunos são negros de pele retinta ou pele clara e a série consegue equilibrar muito bem em seu elenco a população que vive nesses lugares, a população que é excluída e que vive a margem.

Vimos durante os episódios até aqui a história de Cleiton, acompanhamos tudo que rolou com ele mesmo no caso do assassinato do Maicon ou anteriormente quando o irmão (Gero) apareceu e por intervenção da Sonia ele acabou não matando o Marco André. E o destino quis que Sonia mais uma vez, fosse a alma que aparecesse no caminho dos irmãos, Sonia sabe que tem algo estranho quando vê Cleiton invadindo a sala dos professores e pegar uma espécie de curativo e sair correndo pelos corredores.

Daí pra frente tivemos uma cena forte, todo o discurso de Sonia a tensão no ar com o irmão e depois Cleiton mirando a arma para ela e no final tudo se resolveu da única maneira possível, ela chamou a polícia e o irmão de Cleiton foi encaminhado a um hospital inicialmente para depois ir para a cadeia. A sequencia final foi bem forte, com ele pedindo para Cleiton cuidar da mãe deles e enfim, bem forte.

Outro momento do episódio focou na melhor personagem dessa série: Eliete. Eliete se diverte, ela vive, ela tem uma alegria de viver e quer que todos a tenham também, descobrimos um pouco mais sobre ela, como o fato de ela ter uma filha já crescida e o fato dela amar um forró. O afeto do episódio anterior se transformou entre um sexo entre amigos entre ela e Jaci e estou bem curioso para ver se algo mais vai sai desse angu. Mas o grande momento foi quando ela observou Valquíria pegando drogas para vender e a impediu e lhe ofereceu aquilo que todos negaram, uma chance. Valquíria aparentemente foi presa por estar portando drogas que iria vender anteriormente e faria de tudo para por comida na mesa para sua filha e agora encontrou uma nova chance, vendendo as biju da Eliete. Eu simplesmente AMEI demais a cena dela com a Dona Jurema e a ideia do Instagram.

Por fim tivemos um pouco do desfecho do caso do episódio anterior envolvendo Marcelo e Paulo. Como suspeitávamos a agressão de Marcelo ao professor tinha um fundamento emocional, Marcelo queria que o professor assumisse a relação dos dois e Paulo tinha uma família e um cargo a zelar, afinal relação entre professores e alunos não são bem vistas.

A situação foi toda dramática, eu acredito que Marcelo cometeu suicídio após a negativa do professor. O fato de em nenhum momento o Paulo ter revelado a verdade para a Lúcia foi cruel, Lúcia carrega essa culpa a muito tempo e ela merecia saber o porque de seu filho ter se matado/ou sofrido um acidente que acabou acarretando em sua morte.

A cena final mostra Lúcia andando sem rumo pelas avenidas de São Paulo, sem rumo, sem luz, sem espaço e agora fiquei curioso para saber o que virá na sequencia. Curioso também para ver a formatura de parte dos alunos do EJA que está chegando. Segunda Chamada se encaminha para o seu final de temporada carregando muito mais acertos do que erros, aliás acho que um dos poucos erros foi fazer o a morte do Maicon Douglas acontecer no mesmo lugar da morte de Marcelo, ali acho que a série ultrapassou um pouco o drama da cena.

gostou da matéria? deixe um comentário!

Lindomar Albuquerque

A indie/gótica do @PanelaDeSéries! Paulista, canceriano, 27 anos de dores na coluna, faço Doutorado em Biotecnologia e vivendo pelo mundo. Me chama para beber @ e vamos falar de série, falar de Imagine Dragons e Lana Del Rey, falar de signos, falar de ciência e xingar os fascistas.

Tema por Gabriela Gomes Todos os direitos reservados ao Panela de Séries