E aqui eu me despeço…
The Walking Dead foi uma série que basicamente entrou para minha rotina. Eu assistia um episódio em dia de domingo ou segunda, porque eu adorava a série, e estava curioso para assistir o que a produção tramaria para nós. Entretanto, muita coisa inesperada foi mudando, e os ânimos foram passando, até que assistir a série se tornou uma tarefa um tanto quanto difícil.
O desfecho da décima temporada, que tinha tudo para ser uma temporada de crescimento para série, acabou sendo morno, e para mim, nem um pouco satisfatório. O problema que eu enxergo na série, é que ela não sabe dosar as coisas, fazendo sair do controle, ficando saturado demais, como aconteceu com a narrativa dos Salvadores/Negan, ou fica previsível demais, como aconteceu com a narrativa de Alpha e os Sussurradores. Ela teve um final que era esperado, mas não para agora. Ela a meu ver era peça fundamental da grande guerra, que acabou sendo uma guerra bem qualquer, deixada para um personagem com potencial, mas que já quase morreu, e que vem sendo traído pelos seus próprios aliados.
A série demora demais em expandir o seu arco, como no caso do contato misterioso de Eugene, mas quando resolve avançar, acaba tendo vários furos no roteiro. Ao iniciar a jornada rumo ao encontro misterioso, Eugene, Ezekiel e Yumiko encontram uma personagem bem inusitada, a Princess. Curiosamente ela vive em Atlanta sozinha, o que é bem estranho, tendo em vista que vários grandes grupos, como o dos próprios protagonistas, vieram de lá. Alguns percalços bem inconvenientes surgem e um excesso de confiança também. Apesar disso, eu me interessei por Princess, mas tenho uma sensação de que ela será uma personagem descartável na série, como vários outros foram.
Claro que o fim da série foi brusco devido aos recentes acontecimentos, como a pandemia, mas isso só afirma que a série não consegue mais conduzir uma narrativa e distribuir os acontecimentos para que todos os episódios tenham algo minimamente interessante e que faça o telespectador voltar a ter o sentimento de ficar vidrado para conferir o próximo episódio.
Infelizmente a série se tornou cansativa demais, e sendo assim, eu irei me despedir de vocês aqui, pois creio que não voltarei mais para fazer uma análise da próxima temporada. Se eu vou abandonar a série? Isso eu ainda não sei, mas realmente, não consigo mais me ver escrevendo sobre algo que não faça mais sentido para mim.
A série ainda pode ter salvação, não vou negar, visto que Maggie voltará para a série com tudo que ela pegou de informação enquanto esteve teoricamente fora junto com a comunidade misteriosa. E temos também o novo inimigo, que será a própria comunidade que eles irão achar, denominada “Império”. Voltaremos finalmente a inimigos que se escondem em pele de cordeiro, e não mais inimigos hostis que possuem uma motivação fraca, e por vezes sem sentido, como a dos Sussurradores.
Então é isso pessoal, peço desculpas pelo grande atraso e também pelo fato de abandonar a série. Mas quem sabe, caso a série volte a ser o que era, eu volte a fazer pelo menos uma análise da temporada no geral? Fica aí em aberto esse trato com vocês.